História Dinâmica

Não só de passado vive o homem, mas das ações presentes compartilhadas, com o olhar para frente, estimulando, participações sociais, integradas, teóricas e práticas, que incentivem a obtenção de mais resultados, tornando os indivíduos e as coletividades mais livres, porém com, mais dignidade, abertura de espaços e oportunidades para todos. É preciso que esta história seja, cada mais dinâmica, que especialmente vise, ainda mais, cuidar das prioridades, das boas ações, dos resultados, (os)as que são ligado(as), interligado(as), integrado(as),globalizado(as) e socializado(as), em redes, dentro de movimentos constantes de atuação.

Que todas as boas ações passem, a fazer parte dos estados permantes de evolução, mas com o foco nas melhorias contínuas, principalmente ao buscar, estimular e realizar ações, para resultados concretos, mediante metas de perspectivas crescentes, de desenvolvimento e inovação, para que o Brasil seja, cada vez mais, próspero e o mais justo possível, no futuro.

(Fonseca, M.C.da S.)

Farmacêutica-Bioquímica, Natural de Santos Dumont

Participe e colabore, você também, este blog é nosso! Envie idéias, comentários, críticas, sugestões, artigos, resenhas.

Para contatos: marildacsfonseca@hotmail ou http://twitter.com/MarildaFonseca ou

Para participar: leiturasselecionadas@gmail.com

Cinquentões invadem o mercado de trabalho e aliviam previdência

Especialistas enumeram pontos positivos da participação cada vez maior de pessoas acima de 50 anos nas empresas e nas contas públicas

Para especialistas, cinquentões no mercado não tiram oportunidade dos profissionais mais jovens Brasília
GETTY IMAGES

Cacau Araújo, de EXAME.com
26/07/2010

A presença maciça de cinqüentões no mercado de trabalho é uma tendência natural e não deve preocupar as novas gerações, segundo especialistas ouvidos pelo site EXAME. Os dados da última Pesquisa Mensal do Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que, em junho, brasileiros com 50 anos ou mais já correspondem a 29,4% da população ativa em seis grandes cidades brasileiras (Recife, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre).

Nos próximos 30 anos, esse cenário tende a ficar ainda mais claro. Levantamento World Population Prospects: The 2008 Revision, realizado pela Organização das Nações Unidas, mostra que a população de adultos com mais de 50 anos deve dobrar no período.

O ritmo de entrada de jovens no mercado de trabalho tem diminuído, pois a população brasileira parou de crescer e adultos com 50 anos ou mais têm conseguido conquistar seu espaço no mercado, avalia diretor adjunto do Centro de Estudos Sindicais de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, Anselmo Luis dos Santos.

Experiência, maior grau de escolaridade e mais qualificação profissional são alguns dos motivos que fazem com que o mercado de trabalho abra as portas para os trabalhadores acima de 50 anos, explica Anselmo. Mas, mesmo com a população ficando mais velha nas próximas décadas, o professor acredita que os profissionais mais jovens não perderão a vez. "Com o forte dinamismo econômico e a expectativa do crescimento, a tendência é que sobre para todo mundo", acredita.

Para Anselmo, as oportunidades de emprego devem crescer nos próximos anos, "com a condição que a economia do país cresça, em média, 5% por ano." Segundo ele, o grupo com mais de 50 na ativa ajuda a aliviar as contas da previdência. "Mais gente empregada aumenta a arrecadação, a contribuição na Previdência Social e no Fundo de Garantia, e o governo pode usar os recursos para os investimentos públicos", afirma.

Fonte : Portal Exame

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Leituras Selecionadas | Template Blue by TNB