História Dinâmica

Não só de passado vive o homem, mas das ações presentes compartilhadas, com o olhar para frente, estimulando, participações sociais, integradas, teóricas e práticas, que incentivem a obtenção de mais resultados, tornando os indivíduos e as coletividades mais livres, porém com, mais dignidade, abertura de espaços e oportunidades para todos. É preciso que esta história seja, cada mais dinâmica, que especialmente vise, ainda mais, cuidar das prioridades, das boas ações, dos resultados, (os)as que são ligado(as), interligado(as), integrado(as),globalizado(as) e socializado(as), em redes, dentro de movimentos constantes de atuação.

Que todas as boas ações passem, a fazer parte dos estados permantes de evolução, mas com o foco nas melhorias contínuas, principalmente ao buscar, estimular e realizar ações, para resultados concretos, mediante metas de perspectivas crescentes, de desenvolvimento e inovação, para que o Brasil seja, cada vez mais, próspero e o mais justo possível, no futuro.

(Fonseca, M.C.da S.)

Farmacêutica-Bioquímica, Natural de Santos Dumont

Participe e colabore, você também, este blog é nosso! Envie idéias, comentários, críticas, sugestões, artigos, resenhas.

Para contatos: marildacsfonseca@hotmail ou http://twitter.com/MarildaFonseca ou

Para participar: leiturasselecionadas@gmail.com

A Atenção Básica e a Saúde da Família

Diretriz conceitual

O acúmulo técnico-político dos três níveis de gestão do SUS, na implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e da estratégia de Saúde da Família, elementos essenciais para a reorientação do modelo de atenção, tem possibilitado a identificação de um conjunto de questões relativas às bases conceituais e operacionais do que se tem denominado "Atenção Básica à Saúde" no Brasil, e de suas relações com os demais níveis do sistema. Esta discussão fundamenta-se nos eixos transversais da universalidade, integralidade e eqüidade, em um contexto de descentralização e controle social da gestão, princípios assistenciais e organizativos do SUS, consignados na legislação constitucional e infraconstitucional.

A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela estratégia Saúde da Família, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. Esta concepção supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença, desenvolvendo-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais assumem responsabilidade.

Os princípios fundamentais da atenção básica no Brasil são: integralidade, qualidade, eqüidade e participação social. Mediante a adstrição de clientela, as equipes Saúde da Família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade destes profissionais com os usuários e a comunidade. Seu desafio é o de ampliar suas fronteiras de atuação visando uma maior resolubilidade da atenção, onde a Saúde da Família é compreendida como a estratégia principal para mudança deste modelo, que deverá sempre se integrar a todo o contexto de reorganização do sistema de saúde.

Gestão

O Departamento de Atenção Básica (DAB), estrutura vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde, no Ministério da Saúde, tem a missão institucional de operacionalizar essa política no âmbito da gestão federal do SUS. A execução dessa política é compartilhada por estados, Distrito Federal e municípios. Ao DAB cabe, ainda, desenvolver mecanismos de controle e avaliação, prestar cooperação técnica a estas instâncias de gestão na implementação e organização da estratégia Saúde da Família e ações de atendimento básico como o de Saúde Bucal, de Diabetes e Hipertensão, de Alimentação e Nutrição, de Gestão e Estratégia e de Avaliação e Acompanhamento.

Saúde da Família

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.

Equipes de Saúde

O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde.

E, ainda: por estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população; por estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde; por utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões; por atuar de forma intersetorial, por meio de parcerias estabelecidas com diferentes segmentos sociais e institucionais, de forma a intervir em situações que transcendem a especificidade do setor saúde e que têm efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde dos indivíduos-famílias-comunidade.

Agentes Comunitários de Saúde

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para a Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde.

Os agentes comunitários de saúde podem ser encontrados em duas situações distintas em relação à rede do SUS: a) ligados a uma unidade básica de saúde ainda não organizada na lógica da Saúde da Família;e b) ligados a uma unidade básica de Saúde da Família como membro da equipe multiprofissional. Atualmente, encontram-se em atividade no país 204 mil ACS, estando presentes tanto em comunidades rurais e periferias urbanas quanto em municípios altamente urbanizados e industrializados.

Valorização Profissional

O Ministério da Saúde reconhece e valoriza a formação dos trabalhadores como um componente para o processo de qualificação da força de trabalho no sentido de contribuir decisivamente para a efetivação da política nacional de saúde. Essa concepção da formação busca caracterizar a necessidade de elevação da escolaridade e dos perfis de desempenho profissional para possibilitar o aumento da autonomia intelectual dos trabalhadores, domínio do conhecimento técnico-científico, capacidade de gerenciar tempo e espaço de trabalho, de exercitar a criatividade, de interagir com os usuários dos serviços, de ter consciência da qualidade e das implicações éticas de seu trabalho.

Desafios Institucionais
Como desafios institucionais para expandir e qualificar a atenção básica no contexto brasileiro destaca-se:
1 - a expansão e estruturação de uma rede unidades básicas de saúde que permitam a atuação das equipes na proposta da saúde da família;
2 - a contínua revisão dos processos de trabalho das equipes de saúde da família com reforço as estruturas gerenciais nos municípios e estados;
3 - a elaboração de protocolos assistenciais integrados (promoção, prevenção, recuperação e reabilitação) dirigidos aos problemas mais freqüentes do estado de saúde da população, com indicação da continuidade da atenção, sob a lógica da regionalização, flexíveis em função dos contextos estaduais, municipais e locais;
4 - ações que visem o fortalecimento das estruturas gerenciais nos municípios e estados com vistas a: programação da atenção básica, supervisão das equipes, supervisão dos municípios, supervisão regional, uso das informações para a tomada de decisão;
5 - revisão dos processos de formação. educação em saúde com ênfase na educação permanente das equipes, coordenações e gestores;
6 - a definição de mecanismos de financiamento que contribuam para a redução das desigualdades regionais e para uma melhor proporcionalidade entre os três níveis de atenção;
7 - a institucionalização de processos de acompanhamento, monitoramento e avaliação da atenção básica;
8 - ações articuladas com as instituições formadoras para promover mudanças na graduação e pós-graduação dos profissionais de saúde, de modo a responder aos desafios postos pela expansão e qualificação da atenção básica, incluindo aí a articulação com os demais níveis de atenção.

Desempenho

- Modelo de Atenção à Saúde do Brasil é referência internacional.
- Estratégia Saúde da Família como desenhada no caso Brasileiro é destaque e modelo para outros países.
- Atenção Básica em Saúde é a pauta política dos gestores públicos.
- A estratégia Saúde da Família está consolidada nos municípios brasileiros.
- Estudos acadêmicos em curso demonstram que a Saúde da Família no período de 1992 a 2002 apresenta indicadores animadores como a redução da mortalidade infantil.
- Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo e Universidade de Nova York, demonstra que a cada 10% de aumento de cobertura o índice de mortalidade infantil cai em 4,6%.
- Aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido resultado das mudanças das práticas das equipes de saúde.

Responsabilidades das Esferas Gestoras em Atenção Básica

Federal
- Elaborar as diretrizes da política nacional de atenção básica;
- Co-financiar o sistema de atenção básica;
- Ordenar a formação de recursos humanos;
- Propor mecanismos para a programação, controle, regulação e avaliação da atenção básica;
- Manter as bases de dados nacionais.

Estadual
- Acompanhar a implantação e execução das ações de atenção básica em seu território;
- Regular as relações inter-municipais;
- Coordenar a execução das políticas de qualificação de recursos humanos em seu território;
- Co-financiar as ações de atenção básica;
- Auxiliar na execução das estratégias de avaliação da atenção basica em seu território.

Municipal
- Definir e implantar o modelo de atenção básica em seu território;
- Contratualizar o trabalho em atenção básica;
- Manter a rede de unidades básicas de saúde em funcionamento (gestão e gerência);
- Co-financiar as ações de atenção básica;
- Alimentar os sistemas de informação;
- Avaliar o desempenho das equipes de atenção básica sob sua supervisão.

(Fonte: Ministério da Saúde)

História das Equipes de Medicina de Família e Comunitária
Texto de Dr. João Werner Falk

Diretor de Titulação e Certificação atual e ex-Presidente da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunitária ( em 5 gestões anteriores, nem sempre consecutivas, desde 1986, professor chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS, em Porto Alegre;

Para melhor entender o presente e planejar o futuro, é importante conhecer um pouco do passado, e buscar o aprendizado com as experiências, erros e acertos ocorridos. Usando uma comparação aplicada a Medicina de Família e Comunidade (MFC), pode se dizer que "ninguém 'inventou a roda' nos últimos milênios, mas muitos a aprimoraram". Exemplificando, podemos citar o Programa de Saúde da Família (PSF) e outros projetos surgidos na década de 90 que expandiram e, em parte, aperfeiçoaram experiências anteriores. Infelizmente, o PSF está deixando de aproveitar muito da experiência acumulada em 32 anos desta área no Brasil.

Histórico:

1975
Projeto de um Sistema de Saúde Comunitária - Centro de Saúde Murialdo (Porto Alegre - RS).
1976
Primeiros Programas de Residência Médica em Medicina Geral Comunitária (MGC) no país: a) Centro de Saúde Murial do (Porto Alegre - RS) ; continua ativo e já tem mais de 600 médicos formados b) Projeto Vitória (Vitória de Santo Antão - PE), extinto em 1986; c) Serviço de Medicina Integral da UERJ (Rio - RJ) - continua ativo e com muitos egressos.

1978
Conferência Internacional de Cuidados Primários em Saúde (Alma Ata - URSS), que reforça o que esses e outros programas no Brasil já vinham fazendo.

1978 em diante
Vários Programas de Residência Médica (PRM) em MGC foram criados: Petrópolis - RJ, Vitória - ES, Natal - RN, UERJ - Rio de Janeiro - RJ , Grupo Hospitalar Conceição - Porto Alegre - RS, Cotia - SP, Teresina - PI, São Luiz - MA, Pelotas - RS, Sete Lagoas - MG, Joinville - SC, etc. Nem todos sobreviveram aos boicotes do INAMPS e outros problemas. Surgiram também muitas experiências em MGC e outras áreas ligadas à Atenção Primária em Saúde (APS).

1979
Primeira Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária (área hoje mais conhecida como Saúde da Família): Centro de Saúde Murialdo (RS). Segue existindo e tem muitos egressos, entre enfermeiros, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros. Hoje se denomina “Residência Integrada em Saúde” e é regulamentada por Portaria e Lei Estaduais no Rio Grande do Sul.

1981
Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) formaliza os PRM em Medicina Geral Comunitária, oficializando esta área como uma especialidade no Brasil. Fundada a Sociedade Brasileira de Medicina Geral Comunitária (SBMGC), com sede em Petrópolis - RJ.

1985
I Encontro de Residentes e Ex-Residentes de MGC, em Petrópolis – RJ – primeiro evento nacional da área, onde se decidiu que os médicos formados em residência na área deveriam reativar a SBMFC (que estava parada) e se candidatar a assumir a Diretoria da SBMFC - que, até então, era assumida pelos fundadores da especialidade no Brasil (psiquiatras, sanitaristas, clínicos, infectologistas, etc.).

1986
Durante a 8° Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, é reativada a SBMGC. Nova Diretoria, só com MGCs, é eleita e a sede passa para Porto Alegre - RS. Fundada a Sociedade Gaúcha de Medicina Geral Comunitária. Outras "Estaduais" são organizadas. 1° Congresso Brasileiro de Medicina Geral Comunitária - Sete Lagoas - MG. O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece a Medicina Geral Comunitária como Especialidade Médica e a Sociedade Brasileira de Medicina Geral Comunitária como sua representante. Criada a Revista Brasileira de Medicina Geral Comunitária, que foi desativada no ano seguinte.

1987
2° Congresso Brasileiro de Medicina Geral Comunitária - Florianópolis - SC.

1988
Intensificam-se as críticas à MGC, tanto da “corporação médica” e da “Direita” (considerando a área como "Medicina de Comunista", estatizante) quanto da ABRASCO, dos sanitaristas e da “Esquerda” (entendendo a MGC como a “Medicina de Família americana disfarçada” da época - modelo "saúde pobre para gente pobre", “tampão social”, etc.). INAMPS (sob a Presidência do Prof. Hézio Cordeiro, da UERJ e ligado à ABRASCO) corta todas as bolsas de Residência Médica para Medicina Geral Comunitária no Brasil – e só corta bolsas DESTA área. Alguns Programas fecham, outros mudam de nome para Medicina Preventiva e Social para não fecharem, poucos sobrevivem. 3° Congresso Brasileiro de Medicina Geral Comunitária - Ouro Preto - MG. Diretoria da SBMGC sai de Porto Alegre e vai para Belo Horizonte – MG, mas fica com dificuldades operacionais e acaba desativando a SBMGC pouco depois. Constituição "Cidadã" é promulgada, estabelecendo a saúde como “direito de todos e dever do Estado”.

1990
Criado o Sistema Único de Saúde (SUS), pelas Leis 8.080 e 8.142, criando condições para implantar diretrizes como descentralização, municipalização, distritalização, participação popular e apoio ao desenvolvimento da Atenção Primária em Saúde (APS). SBMGC é reativada por iniciativa da Sociedade Gaúcha de MGC e Diretoria da SBMGC volta a Porto Alegre - RS.

1991
4° Congresso Brasileiro de Medicina Geral Comunitária / 1° Congresso Brasileiro Multiprofissional em Saúde Comunitária - Porto Alegre - RS. Um sucesso em número de participantes e em nível dos debates.

1992
1° Seminário da "Action in International Medicine" (AIM) na América Latina, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina Geral Comunitária, em Porto Alegre.

1994
Pela falta de motivação e de mercado de trabalho para a MGC no Brasil, a SBMFC é DESATIVADA por não haver pessoas dispostas a assumirem sua Diretoria. O Ministério da Saúde – Gestão Henrique Santillo, Governo Itamar Franco – cria o Programa de Saúde da Família (PSF).

1994 até o momento
A partir do PSF e de outras iniciativas, as áreas voltadas à Atenção Básica em Saúde se expandem muito. Numa velocidade bem maior que a capacidade de formação de pessoal. Criam-se especializações, cursos de curta duração, Pólos de Capacitação, entre outros, nem sempre com a qualidade desejada. Estímulo a mudanças no ensino de graduação.

2000
1° Encontro Luso - Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária - Rio de Janeiro/RJ. Proposta de reaglutinação da categoria, e reativação da SBMGC.

2001
• Reativação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (já com esse seu novo nome), em março.
• 5° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em Curitiba - PR, em novembro.

2002
Filiações da SBMFC: a) Na Confederação Ibero-americana de Medicina Familiar (CIMF); b) Na Organização Mundial dos Médicos Gerais, de Família e de Comunidade (WONCA); c) Na Associação Médica Brasileira (AMB). A SBMFC está chegando à 7ª Sociedade Estadual filiada. Na ordem de filiação: RS, PR, SC, RJ, SP, MG e DF.

2004
• Primeiro concurso para Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC), por proficiência.
• 6° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, no Rio de Janeiro - RJ, em abril. Na véspera do mesmo ocorreu o 2º Concurso para Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (o primeiro ordinário, com prova objetiva e análise de currículo).

2005
• 7° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em Belo Horizonte - MG, e 3º Concurso para Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, em maio.
• Em novembro, o 4º Concurso para Tútulo de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, sendo o primeiro policêntrico, com sua prova objetiva aplicada, simultaneamente, em 10 cidades do Brasil.

2006
• 8° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em São Paulo - SP, e 5º Concurso (agora denomindado "Exame de Suficiência") para Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, em junho de 2006.

2007
• 6º Concurso para Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, em junho de 2007, com prova policêntrica aplicada, simultaneamente, em 10 cidades do país.
• 7º Concurso para Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, em dezembro de 2007, com prova policêntrica aplicada, simultaneamente, em 32 cidades do país.

2008
9° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em Fortaleza - Ceará, e prova do 8º Concurso (agora denomindado "Exame de Suficiência") para Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, que ocorrerão em maio de 2008

2009 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade
Florianópolis-SC / 03 a 06 de dezembro de 2009 CONSTRUINDO PONTES ENTRE AS PESSOAS


Resumo do 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Programação cultural

I Concurso de Contos Saúde da Família
Programação Realizada
• Quinta-feira, 03 de dezembro de 2009
Horário Atividade Fórum Sala
08:00 - 12:00 Minicurso 4 - Tema: Saúde do idoso
Abordagem integral do idoso
Coordenador/Ministrante: Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (SBMFC / CE)
Ministrante: Tales Coelho Sampaio (ACEMFC / SBMFC / CE)

08:00 - 12:00 Minicurso 1 - Tema: Medicina de Família
Habilidades de Comunicação
Coordenador: Jorge Ernesto Sergio Zepeda (SC)
Ministrante: Linda Gask (University of Manchester / United Kingdon)
08:00 - 12:00 Minicurso 2 - Tema: Epidemiologia
Introdução à pesquisa qualitativa
Coordenador: Rodrigo Arruda Pinho (PE)
Ministrante: Madel Luz (UERJ / RJ)
08:00 - 12:00 Minicurso 5 - Tema: Formação
A utilização da estratégia de problematização como eixo central do processo de ensino-aprendizagem em cursos de pós-graduação em sáude da família
Ministrante: Claudia Leite de Moraes (Universidade Estácio de Sá e Instituto de Medicina Social/UERJ / RJ)
Ministrante: Paulo Henrique de Almeida Rodrigues (Universidade Estácio de Sá / RJ)
Ministrante: Carlos Gonçalves Serra (Universidade Estácio de Sá / RJ)
08:00 - 12:00 Minicurso 3 - Tema: Clínica
Semiologia do olhar: lendo o que o médico vê
Coordenador/Ministrante: Marcello Dala Bernardini Dalla (Centro Universitário Vila Velha / ES)
Ministrante: Luiza Maria de Castro Augusto Alvarenga (Secretaria Estadual de Saúde / ES)
Ministrante: Erivelto Pires Martins (Secretaria Estadual de Saúde / ES)
08:00 - 12:00 Oficina 2 - Tema: Medicina de Família
Terapia comunitária
Coordenador: Robinson Cardoso Machado (Associação Rondonience Medicina de Familia e Comunidade / RO)
Oficineiro: Adalberto Barreto (UFC / CE)
08:00 - 12:00 Grupo de Trabalho 1 - Tema: Formação
Especialização em MFC
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Ministrante: Javier Dominguez Del Olmo (Colegio Mexicano de Medicina Familiar / Mexico)
Ministrante: Vinícius de Araújo Oliveira (OPAS - OMS / DF)
Ministrante: Daniel Knupp Augusto (SBMFC / MG)
Ministrante: Juliana Oliveira Soares (Ministério da Saúde / DF)
Ministrante: Ricardo Heinzelmann (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia / BA)
08:00 - 12:00 Simpósio 0 - Tema: Sáude do homem
Atenção a saúde do homem: criando uma agenda para a metade esquecida da população
Coordenadora/Oficineira: Maria Inez Padula Anderson (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / RJ)
Oficineiro: Baldur Schubert (Ministério da Saúde / DF)
Oficineiro: Guilherme Coelho Dantas (PUC RS / RS)
Oficineiro: Gustavo Diniz Ferreira Gusso (SBMFC / SC)
08:00 - 12:00 Oficina 1 - Tema: Formação
Preceptoria em MFC
Coordenadora: Sara Turcotte (PRO-LIBERA CONSULTORIA EM Saúde / SP)
Oficineiro: Yves Talbot (Department of Family and Community Medicine - University of Toronto / Canada)
08:00 - 12:00 Oficina 4 - Tema: Vigilância em saúde
Organização do serviço para enfrentamento de situações de epidemia de dengue
Oficineiro: André Ricardo Ribas Freitas (Secretaria Municipal de Saúde de Campinas / SP)
Oficineira: Nicole Montenegro Medeiros Coelho (Secretaria Municipal de Saúde de Campinas / SP)
08:00 - 12:00 Fórum 1 - Tema: Controle Social
Controle social e autonomia dos usuários
08:00 / 08:05 - Exposição do tema
Coordenador: Igor Tavares da Silva Chaves (UFSC/PMF Florianópolis / SC)
08:05 / 08:25 - Controle social e sua importância na gestão do sistema
Palestrante: Representande do CONASEMS (CONASS / DF)
08:45 / 09:05 - Autonomia: a visão dos sujeitos cuidados
Debatedor: Artur Virgílio Pacheco (Grupo de diabéticos dos Ingleses / SC)
09:05 / 09:25 - Debatedor: Ricardo Camargo Vieira (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Câmara Municipal de Florianópolis e Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina/ SC)
09:25 / 10:25 - Debate
10:25 / 11:25 - Grupos de trabalho
11:25 / 12:00 - Encerramento
09:00 - 12:00 Fórum 2 - Tema: Formação
Residência em MFC
Organizador: Igor Tavares da Silva Chaves (UFSC/PMF Florianópolis / SC)
09:00 / 09:05 - Apresentação
Coordenador: Fernando Henrique Silva Amorim (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / MG)
09:05 / 09:25 - Contexto e importância da residência em medicina de família e comunidade (Atual panorama e dificuldades enfrentadas pelos programas e pelos residentes)
Palestrante/Debatedor: Fernando Henrique Silva Amorim (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / MG)
09:25 / 09:45 - Residência médica como modelo de formação e os desafios deste modelo
Palestrante: Adriano Massuda (UFPR / PR)
09:45 / 10:05 - Perspectivas para a residência médica em medicina de família e comunidade no Brasil
Palestrante:
10:05 / 10:40 - Divisão de grupos e debate
10:40 / 11:10 - Apresentação das informações dos grupos
11:10 / 11:25 - Reorganização da atividade
11:25 / 12:00 - Apresentação dos relatores e debate final
12:00 - 14:00 Intervalo para almoço
14:00 - 14:30 Tema de Atualização Clínica 1 - Tema: Vigilância em saúde
Atenção ao paciente com suspeita de dengue na unidade primária de saúde
Palestrante: André Ricardo Ribas Freitas (Secretaria Municipal de Saúde de Campinas / SP)
14:00 - 16:00 Minicurso 6 - Tema: Epidemiologia
Pesquisa qualitativa na APS
Coordenador: Francisco Arsego de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - HCPA / RS)
Ministrante: Judith Belle Brown (The University of Western Ontario / Canada)
14:00 - 16:00 Conferência 1 - Tema: Outro
Racionalidade médica e práticas em saúde
Coordenador: Marcello Dala Bernardina Dalla (Centro Universitário Vila Velha / ES)
Conferencista: Madel Luz (UERJ / RJ)
14:00 - 16:00 Simpósio 3 - Tema: Antropologia
Espiritualidade e saúde à luz da epistemologia
Coordenadora: Maria Inez Padula Anderson (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / RJ)
14:00 / 14:30 - Palestrante: Julio Alberto Wong Un (Universidade Federal Fluminense / RJ)
14:30 / 15:00 - Palestrante: Eymard Mourão Vasconcelos (Universidade Federal da Paraíba / PB)
15:00 / 15:30 - Palestrante: Vilson Groh (SC)
15:30 / 16:00 - Debate [fórum]
1 itens Guarani
14:00 - 16:00 Simpósio 2 - Tema: Promoção em saúde
A prática de atividade física no Brasil
Coordenador: Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Carlos / SP)
14:00 / 14:30 - Palestrante: Tânia Rosane Bertoldo Benedetti (UFSC / SC)
14:30 / 15:00 - Palestrante: Maria Eugenia Bresolin Pinto (UFCSPA / RS)
15:00 / 15:30 - Palestrante: Ebrivaldo Gonçalves Cavalcanti Junior (Secretaria Municipal de Saúde de Recife / PE)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 4
Discussão dos casos de óbito infantil
Coordenador: Otaliba Libânio de Moraes (Ministério da Saúde / DF)
14:30 / 15:00 - Palestrante: Luiz Roberto Agea Cutolo (UFSC / SC)
15:00 / 15:30 - Palestrante: Ana Cristina Vidor (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 1
Contextos interculturais na prática da medicina de família e comunidade
Coordenador: Ricardo César Garcia Amaral Filho (SBMFC / UEA / AM)
14:00 / 14:30 - Competência cultural e medicina de família e comunidade Saúde : reflexões a partir da experiência em zona rural alemã
Palestrante: Leonardo Vieira Targa (Secretaria Municipal de Saúde de Nova Petrópolis / RS)
14:30 / 15:00 - Acesso e uso racional de medicamentos em contextos interculturais: política e ação para povos indígenas no Brasil
Palestrante: Eliana Elisabeth Diehl (Universidade Federal de Santa Catarina / SC)
15:00 / 15:30 - A articulação entre as medicinas tradicionais e o sistema oficial de saúde como condição para integralidade da atenção à saúde dos povos indígenas
Palestrante: Luciane Ouriques Ferreira (Projeto Vigisus II/FUNASA / DF)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 18:30 Minicurso 7 - Tema: Ortopedia
Problemas comuns em ortopedia na APS - manobras, procedimentos ambulatoriais e quando encaminhar
Coordenador: Elson Romeu Farias (AGMFC / RS)
Ministrante: João Henrique Godinho Kolling (UFRGS - PPGEpi / RS)
Ministrante: Rodrigo Castello Branco Manhães Boechat (Hospital XV - Curitiba / PR)
14:00 - 18:30 Oficina 7 - Tema: Medicina de Família
Abordagem familiar
Coordenador/Oficineiro: Fabrício Casanova (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
Oficineira: Lêda Chaves Dias Curra (Serviço de Saúde Comunitaria - GHC / RS)
Oficineiro: Luiz Carlos Osorio (GRUPPOS / SC)
14:00 - 18:30 Oficina 5 - Tema: Gestão
Classificação internacional de cuidados primários
Coordenador/Oficineiro: Gustavo Diniz Ferreira Gusso (SBMFC / SC)
Oficineira: Elisabeth Susana Wartchow (Ministério da Saúde/DAB / DF)
Oficineira: Ruth Borges Dias (AMMFC / MG)
14:00 - 18:30 Oficina 6 - Tema: Clínica
Quinze minutos
Oficineira: Simone Augusta de Oliveira (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein / SP)
Oficineiro: Mário Maia Bracco (Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein / SP)
Oficineira: Cibele Cristina Lustre Paronetto (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein / SP)
Oficineira: Clarissa Alves Gomes Bittencourt (Einstein / SP)
Oficineira: Gabriela Benjamin Togashi (Instituição Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein / SP)
14:00 - 18:30 Oficina 8 - Tema: Avaliação
Avaliação para melhoria da qualidade da estratégia saúde da família
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Oficineiro: Avila Teixeira Vidal (Ministério da Saúde /Departamento de Atenção Básica / DF)
14:30 - 15:00 Tema de Atualização Clínica 2 - Tema: Vigilância em saúde
Manejo de tuberculose na atenção primária: novo esquema terapêutico
Palestrante: Rossana Coimbra Brito (Programa Nacional de Controle da Tuberculose - SVS - MS / RJ)
15:00 - 15:30 Tema de Atualização Clínica 3 - Tema: Saúde do adulto
HIV na atenção primária: papel do MFC
Palestrante: Ney Gyrão (Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição / RS)
15:30 - 16:00 Tema de Atualização Clínica 4 - Tema: Vigilância em saúde
Manejo de doença de chagas na atenção básica
Palestrante: Alberto Novaes Ramos Júnior (Universidade Federal do Ceará / CE)
16:00 - 16:30 Intervalo
16:30 - 17:00 Tema de Atualização Clínica 5 - Tema: Saúde do idoso
O médico da atenção primária e as demências: o que fazer e o que não fazer
Coordenador: Marcello Dala Bernardina Dalla (Centro Universitário Vila Velha / ES)
Palestrante: Carlos Arteaga Rodríguez (Pontifícia Universidade Católica do Paraná. PUCPR / PR)
16:30 - 18:30 Oficina 9 - Tema: Medicina de Família
Competências do MFC / Importância da inserção acadêmica
Coordenador/Oficineiro: Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Carlos / SP)
Oficineiro: David Tannenbaum (University of Toronto / Canada)
16:30 - 18:30 Simpósio 8 - Tema: Formação
Mestrado e doutorado em saúde da família /APS: experiências e desafios
Coordenador: Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (SBMFC / CE)
16:30 / 16:50 - Palestrante: Marilene Cabral do Nascimento (Universidade Estácio de Sá / UNESA / RJ)
16:50 / 17:10 - Palestrante: Luiz Roberto Agea Cutolo (UFSC / SC)
17:30 / 17:50 - Palestrante: Antônio Carlile Holanda Lavor (Fundação Oswaldo Cruz - Ceará / CE)
17:50 / 18:00 - Debatedor: Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (SBMFC / CE)
18:00 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 5 - Tema: Violência
Violência, redes sociais e limites da atenção primária
Coordenadora: Claunara Schilling Mendonça (Departamento de Atenção Básica - Ministério da Saúde / DF)
16:30 / 17:00 - Palestrante: Adalberto Barreto (UFC / CE)
17:00 / 17:30 - Palestrante: Carlos Eduardo Zuma (Instituto Noos / RJ)
18:00 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 6 - Tema: Dor
Abordagem da dor pelo MFC
Coordenador: Yuji Magalhães Ikuta (Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará, Centro Universitário do Pará / PA)
16:30 / 17:00 - Dor aguda
Palestrante: Levi Higino Jales Junior (Universidade Federal do Rio Grande do Norte / RN)
17:00 / 17:30 - Dor crônica
Palestrante: Michelle Barbosa (Serviço de Dor - Hospital das Clínicas da UFMG / MG)
17:30 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 9 - Tema: Vigilância em saúde
Promoção da saúde
Coordenadora: Rosani Pagani (MINISTÉRIO DA SAÚDE / DF)
16:30 / 17:00 - Palestrante: Otaliba Libânio de Moraes (Ministério da Saúde / DF)
17:00 / 17:30 - Palestrante: Verônica Alencar (Prefeitura Municipal de Campinas / SP)
17:30 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 7
Abordagem do tabagismo na APS
Coordenadora: Samantha Pereira França (Departamento de Atenção Básica/Ministério da Saúde / DF)
16:30 / 17:00 - Por que promover a implantação de ambientes 100% livre da fumaça do tabaco?
Palestrante: Valeria de Oliveira Cunha (Ministério da Saúde - Instituto Nacional de Câncer / RJ)
17:00 / 17:30 - Como abordar o fumante no processo de cessação de fumar
Palestrante: Sabrina Presman (Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - RJ / RJ)
17:30 / 18:00 - Tratamento Medicamentoso do Tabagismo
Palestrante: Ricardo Henrique Sampaio Meirelles (Instituto Nacional de Câncer / RJ)
18:00 / 18:30 - Debate
17:00 - 17:30 Tema de Atualização Clínica 6 - Tema: Saúde do adulto
Diagnóstico e tratamento da migrânia e da cefaléia tipo tensional
Coordenador: Marcello Dala Bernardina Dalla (Centro Universitário Vila Velha / ES)
Palestrante: Carlos Arteaga Rodríguez (Pontifícia Universidade Católica do Paraná. PUCPR / PR)
17:30 - 18:00 Tema de Atualização Clínica 7 - Tema: Oftamologia
Olho vermelho
Coordenador: Marcello Dala Bernardina Dalla (Centro Universitário Vila Velha / ES)
Palestrante: Adriana Vieira Cardozo (Centro Universitario Vila Velha / ES)
18:00 - 18:30 Tema de Atualização Clínica 8 - Tema: Rastreamento
Doença cardiovascular: estratificação de risco
Coordenador: Marcello Dala Bernardina Dalla (Centro Universitário Vila Velha / ES)
Palestrante: Marcelo Rodrigues Gonçalves (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA / RS)
18:30 - 19:00 Intervalo
19:00 - 20:00 Solenidade de Abertura Salão Cascaes
20:00 - 21:00 Conferência de Abertura - Tema: Promoção em saúde
Prevenção: uma boa idéia para ser desviada do caminho?
Coordenador: Gustavo Diniz Ferreira Gusso (SBMFC / SC)
Conferencista: Peter R Mansfield (University of Adelaide / Australia)

• Sexta-feira, 04 de dezembro de 2009
Horário Atividade Fórum Sala
08:00 - 10:00 Minicurso 8 - Tema: Clínica
Interpretação de ECG - 1ª turma
Coordenador/Ministrante: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
Ministrante: André Luis Andrade Justino (Prefeitura Municipal de Florianopolis / SC)
Ministrante: Vinícius Paim Brasil (PM de Florianópolis / SC)
Ministrante: Renato Jose Alves de Figueiredo (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS-SC / SC)
Ministrante: Ivan Schneider Boettcher (UFSC / SC)
Ministrante: Chris de Brida (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
*traga um ECG de sua prática diária que você gostaria de discutir na oficina
08:00 - 12:00 Minicurso 9 - Tema: Medicina de Família
Mediação de conflitos
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Ministrante: Monica Galano (PUC SP / SP)
08:00 - 12:00 Minicurso 10 - Tema: Epidemiologia
Avaliação de serviços de atenção primária à saúde
Ministrante: Thiago Gomes da Trindade (Universidade Potiguar / RN)
Ministrante: Milena Rodrigues Agostinho (UFRGS / RS)
08:00 - 12:00 Oficina 10 - Tema: Medicina de Família
Abordagem prática das ferramentas utilizadas para avaliação familiar pelo MFC: ciclo de vida, genograma, Practice e conferência familiar
Coordenador/Oficineiro: Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (SBMFC / CE)
Oficineira: Tatiana Monteiro Fiuza (Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza / CE)
Oficineiro: Eduardo Kac (CASSI - Rio de Janeiro / RJ)
08:00 - 12:00 Minicurso 12 - Tema: Medicina de Família
Grupos terapêuticos na APS
Ministrante: Lia Marcia Cruz da Silveira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro / RJ)
Ministrante: Regina Gonçalves Moura (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / RJ)
08:00 - 12:00 Grupo de Trabalho 2 - Tema: Medicina de Família
Intercâmbio em MFC
Coordenador/Ministrante: Fernando Henrique Silva Amorim (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / MG)
Ministrante: Jaime Brito da Torre (Centro de Saúde de Machico - Região Autónoma da Madeira / Portugal)
Intercambista: Bruno Souza Benevides (Sistema Municipal de Saude Escola de Fortaleza / CE)
Intercambista: Christian Morato de Castilho (Hospital das Clínicas UFMG / MG)
Intercambista: Rosânia Aparecida da Silva (GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO / RS)
Intercambista: Zélia Vaz (USF Alpha Mouro / Portugal)
Preceptor: Flávio Dias Silva (Grupo Hospitalar Conceição / RS)
Preceptor: Igor de Oliveira Claber Siqueira (UNEC / MG)
Preceptor: Rubens Carvalho (Prefeitura de Aracaju / SE)
Preceptor: Vitor Hugo Lima Barreto (PCR/UFPE / PE)
08:00 - 12:00 Minicurso 11
Hanseníase - diagnóstico e tratamento na APS
Coordenador: Leonardo Cançado Monteiro Savassi (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / MG)
Ministrante: Egon Luiz Rodrigues Daxbacher (CGPNCH/SVS/MS / RJ)
Maria
08:00 - 12:00 Oficina 11
Violência
Coordenadora: Elisabeth Susana Wartchow (Ministério da Saúde/DAB / DF)
Oficineira: Rosana Ballestero (Médicos Sem Fronteiras / RJ)
Oficineiro: José Mauro Gonçalves Nunes (Médicos Sem Fronteiras / RJ)
09:00 - 12:00 Minicurso 13 - Tema: Medicina de Família
Medicina centrada na pessoa
Coordenador/Ministrante: Marcelo Garcia Kolling (PUCPR / PR)
Ministrante: Jose Mauro Ceratti Lopes (Saude Comunitária do GHC / RS)
Ministrante: Judith Belle Brown (The University of Western Ontario / Canada)
09:00 - 12:00 Minicurso 15 - Tema: Gestão
Planejamento local em sáude na estratégia de saúde da família
Coordenador: Elson Romeu Farias (AGMFC / RS)
Ministrante: Alexandre de Lima Santos (Programa de Saúde da Família/Fortaleza / CE)
09:00 - 12:00 Fórum 3 - Tema: Gestão
Gestão do trabalho em APS
Coordenador: Gustavo Diniz Ferreira Gusso (SBMFC / SC)
09:00 / 09:30 - Vantagens e desvantagens dos sistemas de remuneração
Palestrante: Lynn Marie Wilson (University of Toronto, Depto of Family & Community / Canada)
09:30 / 10:00 - Pagamento por “performance”
Palestrante: Salman Rawaf (Imperial College London / United Kingdon)
10:00 / 10:30 - Missão de cuidados primários
Palestrante: Luis Augusto Coelho Pisco (Ministério da Saúde de Portugal / Portugal)
10:30 / 11:00 - Fundação Pública
Palestrante: Heider Aurélio Pinto (Fundação Estatal Saúde da Família / BA)
Debatedora: Aparecida Linhares Pimenta (CONASEMS / DF)
Debatedor: Waldir Araújo Cardoso (FENAM / PA)
Debatedora: Claunara Schilling Mendonça (Departamento de Atenção Básica - Ministério da Saúde / DF)l
09:00 - 13:00 Fórum 4 - Tema: Formação
II Fórum de formação em APS e MFC: inserção da APS na graduação em medicina
Coordenador/Debatedor: Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Carlos / SP)
Coordenador/Debatedor: Rodrigo Cariri (Secretaria Municipal de Saúde de Recife / PE)
Coordenadora/Debatedora: Maria Eugenia Bresolin Pinto (UFCSPA / RS)
Coordenadora/Debatedora: Maria Inez Padula Anderson (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / RJ)
Coordenador/Debatedor: Francisco Arsego de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - HCPA / RS)
09:00 / 10:00 - Contextualização, apresentação da proposta de trabalho e do material produzido pela oficina SBMFC-ABEM
10:00 / 10:30 - Inserção acadêmica da MFC
Palestrante: Richard G. Roberts (University of Wisconsin / United States of America)
10:30 / 12:00 - Trabalho em pequenos grupos para discussão e elaboração de propostas de melhora ao material da oficina
12:00 / 13:00 - Discussão das propostas em plenária e encerramento
10:00 - 12:00 Minicurso 14 - Tema: Clínica
Interpretação de ECG - 2ª turma
Coordenador/Ministrante: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
Ministrante: André Luis Andrade Justino (Prefeitura Municipal de Florianopolis / SC)
Ministrante: Vinícius Paim Brasil (PM de Florianópolis / SC)
Ministrante: Renato Jose Alves de Figueiredo (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS-SC / SC)
Ministrante: Ivan Schneider Boettcher (UFSC / SC)
Ministrante: Chris de Brida (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
*traga um ECG de sua prática diária que você gostaria de discutir na oficina
12:00 - 14:00 Intervalo para almoço
14:00 - 14:30 Tema de Atualização Clínica 9 - Tema: Saúde do Adolescente
Problemas mais comuns do adolescente
Coordenador: Robinson Cardoso Machado (Associação Rondonience Medicina de Familia e Comunidade / RO)
Palestrante: Tatiana Monteiro Fiuza (Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza / CE)
14:00 - 15:00 Conferência 2 - Tema: Homenagem
Homenagem a Cecil Helman / Medicina e literatura
Coordenador: Airton Tetelbom Stein (GHC/UFCSPA/ULBRA / RS)
Conferencista: Moacyr Scliar (RS)
14:00 - 16:00 Simpósio 13 - Tema: Antropologia
Antropologia médica - competências culturais
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
14:00 / 14:30 - Palestrante: Francisco Arsego de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - HCPA / RS)
14:30 / 15:00 - Palestrante: Adalberto Barreto (UFC / CE)
15:00 / 15:30 - Palestrante: Octavio Andres Ramon Bonet (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal do Rio de Janeiro / RJ)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 12 - Tema: Saúde Mental
Transtornos mentais na APS
Coordenador: Paulo Poli Neto (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
14:00 / 14:30 - Prevalência e características de transtornos mentais comuns na estratégia saúde da família
Palestrante: Sandra Lucia Correia Lima Fortes (FCM/UERJ / RJ)
14:30 / 15:00 - Necessidade de serviços e organização da rede em SM
Palestrante: Pedro Gabriel Godinho Delgado (Ministerio da Saúde / DF)
15:00 / 15:30 - Da visão biomédica à atenção psicosocial: sofrimento, doença e cuidado em SM na APS
Palestrante: Charles Dalcanale Tesser (UFSC / SC)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 11 - Tema: Formação
Residência e especialização em MFC: desafios da formação
Coordenadora: Maria Inez Padula Anderson (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / RJ)
14:10 / 14:30 - Palestrante: Daniel Knupp Augusto (SBMFC / MG)
14:30 / 14:50 - Palestrante: Fernando Henrique Silva Amorim (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / MG)
14:50 / 15:10 - Palestrante: Sigisfredo Luis Brenelli (Ministério da Saúde / DF)
15:10 / 15:30 - Palestrante: Javier Dominguez Del Olmo (Colegio Mexicano de Medicina Familiar / Mexico)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 14 - Tema: Vigilância em saúde
Influenza A
Coordenador: Tales Coelho Sampaio (ACEMFC / SBMFC / CE)
14:00 / 14:30 - Panorama geral
Palestrante: Gerson de Oliveira Penna (Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde / DF)
14:30 / 15:00 - Papel do MFC
Palestrante: Angelmar Roman (Universidade Positivo / PR)
15:00 / 15:30 - Papel da DAB
Palestrante: Juliana Oliveira Soares (Ministério da Saúde / DF)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 18:30 Minicurso 16 - Tema: Saúde do trabalhador Saúde do trabalhador
Coordenador: Nilson Massakazu Ando (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus / AM)
Ministrante: Dagoberto Moreira Pina (Instituto Nacional do Seguro Social - INSS / PR)
Ministrante: Irapuan Medeiros Barros Junior (Associação (Alagoana de Medicina de Familia e Comunidade Comunidade - AMFC / AL)
14:00 - 18:30 Minicurso 17 - Tema: Medicina de Família
Aconselhamento: uma prática de cuidado em saúde
Ministrante: Lia Marcia Cruz da Silveira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro / RJ)
Ministrante: Regina Gonçalves Moura (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / RJ)
14:00 - 18:30 Oficina 14 - Tema: Medicina de Família
Cuidando do cuidador
Oficineiro: Vitor Hugo Lima Barreto (PCR/UFPE / PE)
14:00 - 18:30 Oficina 13 - Tema: Epidemiologia
Introdução a análise de dados epidemiológicos
Coordenadora: Ana Cristina Vidor (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
Oficineira: Mônica Maria Celestina de Oliveira (UFRGS / RS)
Oficineira: Vanessa Schierholt da Silva (UFRGS / RS)
Oficineira: Lisiane Hauser (UFRGS / RS)
14:00 - 18:30 Oficina 15 - Tema: Epidemiologia
Leitura crítica de artigos científicos para a educação continuada
Coordenadora/Oficineira: Maria Eugenia Bresolin Pinto (UFCSPA / RS)
Oficineiro: Luciano Nunes Duro (Universidade de Santa Cruz do Sul / RS)
Oficineiro: Rodrigo Caprio Leite de Castro (GHC/UFRGS / RS)
14:00 - 18:30 Oficina 12 - Tema: Formação
Desenvolvimento profissional continuado
Coordenador/Oficineiro: João Batista Silverio (Secretaria Estadual de Saúde e Minas Gerais / MG)
Oficineiro: Jamie Meuser (University of Toronto / Canada)
Oficineiro: Guilherme Coelho Dantas (PUC RS / RS)
14:30 - 15:00 Tema de Atualização Clínica 10 - Tema: Rastreamento
Suspeita do câncer da criança e do adolescente
Coordenador: Robinson Cardoso Machado (Associação Rondonience Medicina de Familia e Comunidade / RO)
Palestrante: Maria Tereza Fonseca da Costa (Instituto Nacional de Câncer / RJ)
15:00 - 15:30 Tema de Atualização Clínica 11
Exercícios fisioterápicos para lombalgias
Palestrante: Régis Luciano Rocha Santos (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
15:00 - 16:00 Conferência 3 - Tema: Medicina de Família
Medicina e arte
Coordenador: Robinson Cardoso Machado (Associação Rondonience Medicina de Familia e Comunidade / RO)
Conferencista: Armando José China Bezerra (Universidade Católica de Brasília / DF)
15:30 - 16:00 Tema de Atualização Clínica 12 - Tema: Rastreamento
Rastreamento de CA de mama
Palestrante: Ana Maria Ramalho Ortigão (Instituto Nacional de Câncer / RJ)
16:00 - 16:30 Intervalo
16:30 - 17:00 Tema de Atualização Clínica 13 - Tema: Saúde do adulto
Otite
Coordenador: Yuji Magalhães Ikuta (Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará, Centro Universitário do Pará / PA)
Palestrante: Angelmar Roman (Universidade Positivo / PR)
16:30 - 18:30 Simpósio 15 - Tema: Medicina de Família
Habilidades do MFC para manejo de problemas psicossociais
Coordenador: Jorge Ernesto Sergio Zepeda (SC)
16:30 / 17:00 - Palestrante: Sandra Lucia Correia Lima Fortes (FCM/UERJ / RJ)
17:00 / 17:30 - Palestrante: Linda Gask (University of Manchester / United Kingdon)
17:30 / 18:00 - Palestrante: Carmen Luiza Correa Fernandes (Grupo Hospitalar Nossa Sra. da Conceição / RS)
18:00 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 10 - Tema: Medicina de Família
Importância do MFC no sistema de saúde os próximos 5 anos
Coordenador: Eno Dias de Castro Filho (SBMFC / RS)
14:00 / 14:20 - Palestrante: Claunara Schilling Mendonça (Departamento de Atenção Básica - Ministério da Saúde / DF)
14:20 / 14:40 - Palestrante: Francisco Eduardo de Campos (DF)
14:40 / 15:00 - Palestrante: Luis Augusto Coelho Pisco (Ministério da Saúde de Portugal / Portugal)
15:00 / 15:20 - Palestrante: Richard G. Roberts (University of Wisconsin / United States of America)
15:20 / 15:30 - Debatedor: Eno Dias de Castro Filho (SBMFC / RS)
15:30 / 16:00 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 16 - Tema: Gestão
Redes de atenção à saúde
16:30 / 16:45 - Coordenador: Joanna D`Arc Victoria de Barros de Jaegher (ES)
16:45 / 17:10 - Palestrante: Renato Tasca (OPAS/OMS / DF)
17:10 / 17:35 - Palestrante: Daniel Ricardo Soranz Pinto (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Defesa Civil do Rio de Janeiro / RJ)
17:35 / 18:00 - Palestrante: Jurandi Frutuoso Silva (CONASS / DF)
18:00 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 17 - Tema: Práticas integrativas
Práticas integrativas na APS
Coordenadora: Carmem De Simoni (Ministério da Saúde / DF)
16:30 / 16:55 - Meditação aplicada à saúde e redução do estresse
Palestrante: Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Carlos / SP)
16:55 / 17:20 - Acupuntura
Palestrante: Li Shih Min (Universidade Federal de Santa Catarina / SC)
17:20 / 17:45 - Homeopatia
Palestrante: Charles Dalcanale Tesser (UFSC / SC)
17:45 / 18:10 - Antroposofia
Palestrante: Michael Yaari (Associação Comunitária Monte Azul / SP)
18:10 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 18 - Tema: Gestão
O gerenciamento de unidades de atenção primária à sáude
Coordenadora: Samantha Pereira França (Departamento de Atenção Básica/Ministério da Saúde / DF)
16:30 / 17:00 - Palestrante: Selma Loch (Universidade Federal de Santa Catarina / SC)
17:00 / 17:30 - Palestrante: Louise de Lira Roedel Botelho (Universidade Federal de Santa Catarina / SC)
17:30 / 18:00 - Palestrante: Carlos Henrique Prim (Universidade Federal de Santa Catarina / SC)
18:00 / 18:30 - Debate
17:00 - 17:30 Tema de Atualização Clínica 14
Manejo clínico da DPOC
Coordenador: Yuji Magalhães Ikuta (Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará, Centro Universitário do Pará / PA)
Palestrante: Francisco Arsego de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - HCPA / RS)
17:30 - 18:00 Tema de Atualização Clínica 15 - Tema: Saúde do idoso
Osteoartrose
Coordenador: Yuji Magalhães Ikuta (Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará, Centro Universitário do Pará / PA)
Palestrante: Marcelo Sudério Rodrigues (Programa Médico de Família - Prefeitura Municipal de Niterói / RJ)
18:00 - 18:30 Tema de Atualização Clínica 16 - Tema: Saúde do idoso
Quedas e osteoporose
Palestrante: Yuji Magalhães Ikuta (Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará, Centro Universitário do Pará / PA)
18:30 - 19:00 Tema de Atualização Clínica 17 - Tema: Rastreamento
Rastreamento de CA e colo do útero
Coordenador: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
Palestrante: Tereza Maria Piccinini Feitosa (Brasil)
18:30 - 20:00 Conferência 4 - Tema: Medicina de Família
Wonca e congresso de Cancun
Conferencista: Javier Dominguez Del Olmo (Colegio Mexicano de Medicina Familiar / Mexico) [fórum]
Salão Cascaes
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 2 - Tema: Medicina de Família
Como sermos quadrupedes
Coordenador/Debatedor: Gustavo Diniz Ferreira Gusso (SBMFC / SC)
Debatedor: Luis Fernando Rolim Sampaio (University of Toronto / Canada)
Debatedor: Rodrigo Cariri (Secretaria Municipal de Saúde de Recife / PE)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 9 - Tema: Gestão
Gestão colegiada de unidades de saúde
Coordenador: Igor Tavares da Silva Chaves (UFSC/PMF Florianópolis / SC)
Promovendo práticas em gestão colegiada
Palestrante: Zeliete Linhares Leite Zambon ( Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade / SP)
A construção de uma gestão colegiada numa US: seus desafios
Palestrante: Igor Tavares da Silva Chaves (UFSC/PMF Florianópolis / SC)
Debatedora: Marly Denise Wuerges de Aquino (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 5 - Tema: Medicina de Família
Longitudinalidade no trabalho do MFC
Debatedora: Claire M. Nunes-Vaz (North York General Hospital / Canada)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 7 - Tema: Medicina de Família
Qual tem sido a atuação dos MFCS na mobilização social pela saúde ?
Coordenador/Debatedor: Vitor Hugo Lima Barreto (PCR/UFPE / PE)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 8 - Tema: Medicina de Família
Uso do MSN na abordagem familiar
Coordenador/Debatedor: Robinson Cardoso Machado (Associação Rondonience Medicina de Familia e Comunidade / RO)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 10 - Tema: Odontologia
Odontologia
Coordenadora: Caren Serra Bavaresco (GHC / RS)
18:30 / 18:50 - Panorama Nacional da Odontologia
18:50 / 19:10 - O papel do dentista em APS
Palestrante: Samuel Jorge Moysés (PUCPR / UFPR / PR)
19:10 / 19:4 - A inserção da ontologia no SSC - GHC
Palestrante: Idiana Luvison (Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária / RS)
19:40 / 20:00 - A experiência da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil/RJ
Palestrante: Elisete Casotti (Secretaria Municipal de Saúde Defesa Civil do Rio de Janeiro / RJ)
20:00 / 20:30 - Debate
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 6 - Tema: Medicina de Família
Habilidades apropriadas para cada comunidade - O caso do Gaucher
Debatedor: Rigoberto Gadelha Chaves (Secretaria Estadual de Saúde do Ceará / CE)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 3 - Tema: Práticas integrativas
Conversando sobre práticas integrativas na APS
Coordenadora/Debatedora: Carmem De Simoni (Ministério da Saúde / DF)
Debatedor: Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Carlos / SP)
Debatedor: Charles Dalcanale Tesser (UFSC / SC)
Debatedor: Michael Yaari (Associação Comunitária de Monte Azul / SP)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 4 - Tema: Gestão
Gestão da clínica a partir do prontuário eletrônico
Debatedor: Jaime Brito da Torre (Centro de Saúde de Machico - Região Autónoma da Madeira / Portugal)
19:00 - 19:30 Tema de Atualização Clínica 18 - Tema: Rastreamento
Rastreamento de CA de próstata
Coordenador: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
Palestrante: Verna Mai (Canadian Partnership Against Cancer / Canada)
19:30 - 20:00 Tema de Atualização Clínica 19 - Tema: Rastreamento
Rastreamento de CA de cólon-reto
Coordenador: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
Palestrante: David Weller (University of Edinburgh / Scotland)

• Sábado, 05 de dezembro de 2009
Horário Atividade Fórum Sala
08:00 - 10:00 Minicurso 18 - Tema: Rastreamento
Princípios do rastreamento - Rastreamento de câncer da APS
Coordenador/Ministrante: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Sáude de Florianópolis / SC)
Ministrante: André Luis Andrade Justino (Prefeitura Municipal de Florianopolis / SC)
Ministrante: Ana Maria Ramalho Ortigão (Instituto Nacional de Câncer / RJ)
Ministrante: Charles Dalcanale Tesser (UFSC / SC)
08:00 - 12:00 Minicurso 21 - Tema: Epidemiologia
Integração de bases de dados do Datasus - Usando Tabnet e Tabwin para avaliação e programação
Comentadora: Ana Cristina Vidor (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
Ministrante: Paulo Vinicius Nascimento Fontanive (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia / RS)
Ministrante: Giuliano Uhlein Balardin (TelessaúdeRs/UFRGS / RS)
Ministrante: Leticia Nolde Melo (TelessaúdeRS - UFRGS / RS)
08:00 - 12:00 Minicurso 19 - Tema: Medicina de Família
Intervenções terapêuticas em atenção primária: reatribuição e terapia de resolução de problemas
Coordenador: Jorge Ernesto Sergio Zepeda (SC)
Ministrante: Sandra Lucia Correia Lima Fortes (FCM/UERJ / RJ)
Ministrante: Linda Gask (University of Manchester / United Kingdon)
Ministrante: Daniel Almeida Gonçalves (Universidade Federal de São Paulo / SP)
08:00 - 12:00 Minicurso 20 - Tema: Promoção em saúde Intervenção mínima para controle do tabagismo
Coordenador/Ministrante: Germano Lehmann Ferrari (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
Ministrante: Senen Dyba Hauff (CEPON / SC)
Ministrante: Renata de Cerqueira Campos (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
08:00 - 12:00 Oficina 17 - Tema: Formação
Avaliação de programas de pós-graduação em MFC/SF (residências e especializações)
Coordenador/Oficineiro: Daniel Knupp Augusto (SBMFC / MG)
Oficineiro: Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (SBMFC / CE)
Oficineiro: Luiz Felipe Cunha Mattos (SSC do GHC / RS)
08:00 - 12:00 Minicurso 22 - Tema: Medicina de Família
Abordagem da sexualidade na atenção primária à sáude
Coordenadora: Zeliete Linhares Leite Zambon(Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade / SP)
Ministrante: Regina Gonçalves Moura (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / RJ)
08:00 - 12:00 Oficina 16 - Tema: Gestão
Qualidade em APS
Coordenador/Oficineiro: Carlos Eduardo Aguilera Campos (Programa de Atenção Primária à Saúde FM UFRJ / RJ)
Oficineiro: Luis Augusto Coelho Pisco (Ministério da Saúde de Portugal / Portugal)
08:00 - 12:00 Oficina 19 - Tema: Saúde escolar
Promoção da sáude escolar
Coordenadora/Oficineira: Maria Inez Padula Anderson (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / RJ)
Oficineiro: Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Carlos / SP)
08:00 - 12:00 Oficina 18 - Tema: Político
Cooperação internacional
Coordenadora/Oficineira: Silvia Takeda (CONASS / RS)
Oficineiro: Luis Fernando Rolim Sampaio (University of Toronto / Canada)
Oficineiro: Newton Sérgio Lopes Lemos (Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS Brasil) / DF)
08:00 - 18:30 Minicurso 24 - Tema: Gestão
Como funciona o NHS
Coordenador: Nulvio Lermen Junior (Ministério da Saúde / DF)
Ministrante: Salman Rawaf (Imperial College London / United Kingdon)
09:00 - 10:30 Simpósio 19
Atenção em saúde como estratégia para a garantia ao direito universal: enfrentando a segmentação (Seminário Redsalud - atenção primária em saúde no contexto latino americano)
Coordenadora: Rosana Kuschnir (ENSP/FIOCRUZ / RJ)
Palestrante: Rubén Torres (OPS / Chile)
Palestrante: José Manuel Freire (Escuela Nacional de Sanidad Madrid / Spain)
Palestrante: David Zakus (IDRC/Canada / Canada)
09:00 - 12:00 Fórum 5 - Tema: Exercício profissional
Encontro de câmaras técnicas
Coordenador: Cleo Borges (AMEFAC / MT)
Debatedor: Oscarino dos Santos Barreto Junior (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro / RJ)
Debatedor: José Roberto Pereira de Sousa (Universidade Federal do Ceará / Câmara Técnica de MFC do CFM / CE)
Debatedor: Sergio Antonio Sirena (Grupo Hospitalar Conceição / RS)
10:00 - 12:00 Minicurso 23 - Tema: Rastreamento
Rastreamento e M.B.E.
Coordenador: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
Ministrante: Verna Mai (Canadian Partnership Against Cancer / Canada)
Ministrante: Cheryl Levitt (McMaster University / Canada)
10:30 - 12:00 Simpósio 20
A atenção primária em saúde na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - potencialidades e obstáculos para reordenação do sistema de saúde (Seminário Redsalud - atenção primária em saúde no contexto latino americano)
Coordenadora: Ivani Bursztyn (Red/ IESC/UFRJ / RJ)
Palestrante: Ana Sollazzo (Facultad de Medicina/Universidad de la República/Unidad Docente Administración Servicios Salud / Uruguay)
Palestrante: Alicia Stolkiner (Universidad de Buenos Aires / Argentina)
Palestrante: Luiza Sterman Heimann (Instituto de Saúde de São Paulo / SP)
Palestrante: María Isabel Rodríguez Riveros (Instituto de Investigaciones en Ciencia de la Salud/Universidad Nacional de Asunción / Paraguay)
12:00 - 14:00 Intervalo para almoço
14:00 - 14:30 Tema de Atualização Clínica 21 - Tema: Saúde do idoso
Cuidados paliativos
Palestrante: Luiz Felipe Cunha Mattos (SSC do GHC / RS)
14:00 - 16:00 Simpósio 21 - Tema: Promoção em sáude
Programas organizados de rastreamento (P.O.R.) e o papel do MFC: perspectiva nacional e internacional – Parte I
Moderador: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
14:00 / 14:45 - Programa organizado de rastreamento no Canadá
Palestrante: Verna Mai (Canadian Partnership Against Cancer / Canada)
14:45 / 15:30 - Papel do MFC no programa organizado de rastreamento
Palestrante: Cheryl Levitt (McMaster University / Canada)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 24 - Tema: NASF
Apoio especializado à ESF e os desafios para operacionalização dos NASF
Coordenador: Jorge Ernesto Sergio Zepeda (SC)
14:00 / 14:30 - Palestrante: Sonia Augusta Leitao Saraiva (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
14:30 / 15:00 - Palestrante: Gustavo Tenorio Cunha (UNICAMP / SP)
15:00 / 15:30 - Palestrante: Rosani Pagani (MINISTÉRIO DA Saúde / DF)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 23 - Tema: Gestão
Telessaúde
Coordenador: Eno Dias de Castro Filho (SBMFC / RS)
14:00 / 14:30 - Palestrante: Sigisfredo Luis Brenelli (Ministério da Saúde / DF)
14:30 / 15:00 - Debatedor: Eno Dias de Castro Filho (SBMFC / RS)
15:00 / 15:30 - Debatedor: Heitor Tognoli (UFSC / SC)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 25 - Tema: Vigilância em saúde
Integração da vigilância em sáude em atenção básica
Coordenador: José Carlos Prado Junior (Ministério da Saúde / SC)
14:00 / 14:30 - Panorama brasileiro da descentralização das doenças transmissíveis - o caso da tuberculose
Palestrante: Rossana Coimbra Brito (Programa Nacional de Controle da Tuberculose - SVS - MS / RJ)
14:30 / 15:00 - A integração da atenção básica e vigilância em saúde
Palestrante: Gerson de Oliveira Penna (Secretaria de Vigilância em sáude do Ministério da Saúde / DF)
15:00 / 15:30 - O papel da MFC e da equipe de PSF
Palestrante: Ana Cristina Vidor (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 16:00 Simpósio 22 - Tema: Medicina de Família
Desafios para a MFC nas Américas
Coordenadora: Maria Inez Padula Anderson (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / RJ)
14:00 / 14:30 - Palestrante: Gustavo Diniz Ferreira Gusso (SBMFC / SC)
14:30 / 15:00 - Palestrante: Liliana Arias-Castillo (Universidad Del Valle / Colombia)
15:00 / 15:30 - Palestrante: Richard G. Roberts (University of Wisconsin / United States of America)
15:30 / 16:00 - Debate
14:00 - 18:30 Minicurso 26 - Tema: Saúde Mental
Abordagem do alcoolismo
Coordenador/Ministrante: Hamilton Lima Wagner (SBMFC / PR)
14:00 - 18:30 Minicurso 25 - Tema: Medicina de Família
Territorialização em sáude e instrumentos de reconhecimento do território
Ministrante: Alexandre de Lima Santos (Programa de Saúde da Família/Fortaleza / CE)
Ministrante: Tatiana Monteiro Fiuza (Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza / CE)
14:00 - 18:30 Oficina 20 - Tema: Clínica
Como responder dúvidas clínicas
Coordenador/Oficineiro: Marcelo Rodrigues Gonçalves (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA / RS)
Oficineiro: Airton Tetelbom Stein (GHC/UFCSPA/ULBRA / RS)
Oficineira: Elise Botteselle de Oliveira (UFRGS / RS)
14:00 - 18:30 Oficina 21 - Tema: Medicina de Família
Abordagem da violência familiar contra a criança no âmbito da ESF/APS: discutindo possibilidades de atuação
Coordenador: Nilson Massakazu Ando (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus / AM)
Oficineiro: Andréa Barbosa de Albuquerque (HUPE-UERJ / RJ)
Oficineiro: Anna Tereza Miranda Soares Moura (HUPE - UERJ / RJ)
14:00 - 18:30 Oficina 22
Medicina baseada em evidências
Oficineiro: Wanderley Bernardo (Associação Médica Brasileira / SP)
14:30 - 15:00 Tema de Atualização Clínica 22 - Tema: Saúde do adulto
Lombalgias
Palestrante: Levi Higino Jales Junior (Universidade Federal do Rio Grande do Norte / RN)
15:00 - 15:30 Tema de Atualização Clínica 23 - Tema: Rastreamento
Rastreamento no Pré-natal
Palestrante: Marcos Krahe Edelweiss (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
15:30 - 16:00 Tema de Atualização Clínica 24 - Tema: Rastreamento
Exames de rotina para crianças - Puericultura
Palestrante: Patricia Sampaio Chueiri (DAB/MS / SP)
16:00 - 16:30 Intervalo
16:30 - 17:00 Tema de Atualização Clínica 25 - Tema: Saúde do adulto
Dermatologia na APS - Problemas comuns
Palestrante: Leatrice Pigozzi Haro (Clínica Habilis / SC)
16:30 - 18:30 Oficina 23 - Tema: Medicina de Família
Definição brasileira de MFC
Coordenador/Oficineiro: Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Carlos / SP)
Oficineiro: Richard G. Roberts (University of Wisconsin / United States of America)
16:30 - 18:30 Conferência 6 - Tema: Gestão
A implementação da estratégia saúde da família em quatro casos: Aracajú, Belo Horizonte, Florianópolis e Vitória
Coordenador: Fabiano Gonçalves Guimarães (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE / MG)
Debatedora: Ligia Giovanella (Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ / RJ)
16:30 - 18:30 Conferência 5 - Tema: Outro
Mudanças climáticas e a relação com a saúde Conferencista: Mara Lucia Oliveira (DF)
16:30 - 18:30 Simpósio 27 - Tema: Saúde Mental
Medicalização do sofrimento
Coordenador: Paulo Poli Neto (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
16:30 / 17:00 - Palestrante: Sandra Noemi Caponi (UFSC / SC)
17:00 / 17:30 - Palestrante: Oscar Reymundo (Escola Brasileira de Psicanálise / SC)
17:30 / 18:00 - Palestrante: Sônia Weidner Maluf (Universidade Federal de Santa Catarina / SC)
18:00 / 18:30 - Debate
16:30 - 18:30 Simpósio 26 - Tema: Promoção em saúde
Programas organizados de rastreamento (P.O.R.) e o papel do MFC: perspectiva nacional e internacional – Parte II
Moderador: Armando Henrique Norman (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
16:30 / 17:15 - Papel dos GPs nos programas organizados de rastreamento na Inglaterra
Palestrante: David Weller (University of Edinburgh / Scotland)
17:15 / 18:00 - Programa de rastreamento organizado para o Brasil
Palestrante: Ana Maria Ramalho Ortigão (Instituto Nacional de Câncer / RJ)
18:00 / 18:30 - Debate
17:00 - 17:30 Tema de Atualização Clínica 26 - Tema: Saúde do adulto
Dermatologia na APS - Formulações e procedimentos
Palestrante: Leatrice Pigozzi Haro (Clínica Habilis / SC)
17:30 - 18:00 Tema de Atualização Clínica 27 - Tema: Saúde do adulto
Dispepsias
Palestrante: Marcelo Garcia Kolling (PUCPR / PR)
18:00 - 18:30 Tema de Atualização Clínica 28 - Tema: Medicina de Família
Entrevista motivacional
Palestrante: Ruth Borges Dias (AMMFC / MG)
18:30 - 20:30 Minicurso 27 - Tema: Enfermagem
Cuidados com feridas / paciente acamado
Coordenador: Rodrigo Arruda Pinho (PE)
Ministrante: Tatiana Tarkina Vieira (Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis / SC)
18:30 - 20:30 Oficina 24 - Tema: Saúde Mental
Grupo Balint
Oficineiro: Milton Magarão (FCM/UERJ / RJ)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 15 - Tema: Gestão
Como mobilizar profissionais para mudanças no processo de trabalho?
Coordenador/Debatedor: Vitor Hugo Lima Barreto (PCR/UFPE / PE)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 12 - Tema: Saúde Mental
Respostas emocionais do MFC nos encontros difíceis em APS
Coordenador/Debatedor: Paulo Poli Neto (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 16 - Tema: Medicina de Família
Visita domiciliar: mesas de experiências ou vivências práticas
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Debatedor: Leonardo Vieira Targa (Secretaria Municipal de Saúde de Nova Petrópolis / RS)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 14 - Tema: Gestão
Terminalidade da vida e cuidados paliativos
Coordenador/Debatedor: Luiz Felipe Cunha Mattos (SSC do GHC / RS)
Debatedor: Roberto Luiz D‘avila (CFM / DF)
Debatedora: Claire M. Nunes-Vaz (North York General Hospital / Canada)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 18 - Tema: Gestão
Acolhimento da demanda
Coordenador/Debatedor: Ronaldo Zonta (Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFSC / SC)
Debatedor: Oscarino dos Santos Barreto Junior (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro / RJ)
Debatedor: Charles Dalcanale Tesser (UFSC / SC)
Debatedor: Igor Tavares da Silva Chaves (UFSC/PMF Florianópolis / SC)
Debatedora: Juliana Oliveira Soares (Ministério da Saúde / DF)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 13 - Tema: Saúde Ambiental
Saúde ambiental na APS
Coordenador/Debatedor: Alexandre de Lima Santos (Programa de Saúde da Família/Fortaleza / CE)
Debatedor: Enrique Falceto de Barros (Grupo Hospitalar Conceição / RS)
Debatedor: Fabio Schwalm (GHC / RS)
Debatedor: Mara Lucia Oliveira (DF)
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 19 - Tema: Promoção em saúde
Alimentação na promoção à saúde
Coordenador/Debatedor: Hamilton Lima Wagner (SBMFC / PR)
18:30 - 20:30 Simpósio 28 - Tema: Formação
Repensando o PSF como cenário de práticas na formação
Coordenador: João Werner Falk (Faculdade de Medicina da UFRGS / RS)
18:30 / 19:00 - Palestrante: Marcelus Antônio Motta Prado de Negreiros (Universidade Federal do Acre / AC)
19:00 / 19:30 - Palestrante: Sigisfredo Luis Brenelli (Ministério da Saúde / DF)
19:30 / 20:00 - Palestrante: Rodrigo Cariri (Secretaria Municipal de Saúde de Recife / PE)
20:00 / 20:30 - Debate
18:30 - 20:30 Simpósio 29 - Tema: Medicina de Família
Experiências de cooperação internacional em atenção primária à saúde
18:30 / 18:40 - Coordenadora: Camila Giugliani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / RS)
18:40 / 19:00 - Palestrante: Antônio Carlile Holanda Lavor (Fundação Oswaldo Cruz - Ceará / CE)
19:00 / 19:20 - Palestrante: Luis Fernando Rolim Sampaio (University of Toronto / Canada)
19:20 / 19:40 - Palestrante: Luis Augusto Coelho Pisco (Ministério da Saúde de Portugal / Portugal)
19:40 / 20:00 - Palestrante: Aldaísa Cassanho Forster (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP / SP)
20:00 / 20:30 - Debate
18:30 - 20:30 Roda de Conversa 11 - Tema: Medicina de Família
Sexualidade na atenção primária
Coordenadora: Naiani Sgarbi Silveira (Universidade do Planalto Catarinense / SC)
Debatedora: Liliana Arias-Castillo (Universidad Del Valle / Colombia)
18:30 - 20:30 Conferência 7
Reformas pró-coordenação: inovação em sistemas de saúde em países europeos
Coordenadora: Ligia Giovanella (Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ / RJ)
Conferencista: Ana Rico (Escuela Nacional de Sanidad de Madrid / Spain)

• Domingo, 06 de dezembro de 2009
Horário Atividade Fórum Sala
08:00 - 09:00 Minicurso 28
Urgência e emergência - 1ª turma
Ministrante: Ivan de Mattos Paiva Filho (SAMU / BA)
Ministrante: Danielle De Andrade Canavarro Tobio (SAMU 192 / BA)
Ministrante: Karine Andrade Rodrigues (SAMU SALVADOR / BA)
Ministrante: Manuela Miranda Lyra de Melo Costa (SAMU 192 SALVADOR / BA)
Ministrante: Suzely Costa Amparo de Almeida (SAMU / BA)
09:00 - 09:30 Tema de Atualização Clínica 29 - Tema: Saúde do adulto
Hipotireoidismo: Quando tratar?
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Palestrante: Suzana Mara Schuster Garcia (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
09:00 - 10:00 Minicurso 29
Urgência e emergência - 2ª turma
Ministrante: Ivan de Mattos Paiva Filho (SAMU / BA)
Ministrante: Danielle De Andrade Canavarro Tobio (SAMU 192 / BA)
Ministrante: Karine Andrade Rodrigues (SAMU SALVADOR / BA)
Ministrante: Manuela Miranda Lyra de Melo Costa (SAMU 192 SALVADOR / BA)
Ministrante: Suzely Costa Amparo de Almeida (SAMU / BA)
09:00 - 11:00 Oficina 25 - Tema: Saúde Mental
Apoio matricial em saúde mental na prática das ESF
Coordenador/Oficineiro: Jorge Ernesto Sergio Zepeda (SC)
Integração de saúde mental e atenção primária
Palestrante: Nick Kates (McMaster University / Canada)
Oficineiro: Sonia Augusta Leitao Saraiva (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
09:00 - 11:00 Oficina 27 - Tema: Terapia Farmacologia
Prescrição racional de medicamentos
Coordenador/Oficineiro: Jardel Corrêa de Oliveira (SC)
Oficineira: Karina Pavão Patrício (Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP / SP)
Oficineiro: Ajith Kumar Sankarankutty (Departamento de Cirurgia e Anatomia FMRP-USP / SP)
09:00 - 11:00 Oficina 26 - Tema: Terapia Farmacologia
Violência e trauma
Coordenador/Oficineiro: André Ferreira Lopes (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
Oficineiro: Manoel Brandão (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / SC)
09:00 - 11:00 Roda de Conversa 20 - Tema: Formação
Residência + graduação
Coordenador/Debatedor: Igor Tavares da Silva Chaves (UFSC/PMF Florianópolis / SC) [fórum]
Ilha Terceira
09:00 - 11:00 Simpósio 30 - Tema: Medicina Rural
A interiorização da medicina e a medicina rural
09:00 / 09:10 - Coordenadora: Maria do Patrocinio Tenório Nunes (SP)
09:10 / 09:30 - Palestrante: Leonardo Vieira Targa (Secretaria Municipal de Saúde de Nova Petrópolis / RS)
09:30 / 09:50 - Palestrante: Nilson Massakazu Ando (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus / AM)
09:50 / 10:10 - Palestrante: Ricardo César Garcia Amaral Filho (SBMFC / UEA / AM)
10:10 / 10:30 - Palestrante: Fábio Tozzi (Projeto Saude e Alegria / PA)
10:30 / 10:50 - Palestrante: Roger Strasser (Dean, Northern Ontario School of Medicine / Canada)
10:50 / 11:00 - Debate
09:00 - 11:00 Simpósio 31
Atenção à população em situação de rua
09:00 / 09:30 - Palestrante: Antônio Garcia Reis Junior (Ministério da Saúde / DF)
09:30 / 10:00 - Palestrante: Marta Regina Marques Lodi (Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto / SP)
10:00 / 10:30 - Palestrante: Ademar Cezar Volpi (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba / PR)
10:30 / 11:00 - Debate
09:00 - 11:00 Roda de Conversa 21 - Tema: Gestão
Ouvidorias públicas de saúde
Coordenadora/Debatedora: Juliana Colen de Paula Costa (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte / MG)
Debatedora: Maria Moro (Ministério da Saúde / DF)
09:00 - 11:00 Fórum 6 - Tema: Odontologia
Odontologia na APS
09:00 / 09:45 - Saúde bucal das famílias: onde estamos e para onde vamos? Reflexões sobre a saúde bucal na estratégia saúde da família
Facilitadora: Caren Serra Bavaresco (GHC / RS)
09:45 / 10:30 - Competências do CD na APS: Desafios atuais e cenários futuros: o papel da residência
Facilitadora: Marcia Maria Pereira Rendeiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / RJ)
10:30 / 11:00 - Redação do relatório do I Fórum de Odontologia em APS e organização do II Fórum de Odontologia em AP
09:30 - 10:00 Tema de Atualização Clínica 30 - Tema: Saúde do adulto
Anemia em adulto
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Palestrante: Mara Rodrigues Alves (Prefeitura Municipal de Florianopolis / SC)
10:00 - 10:30 Tema de Atualização Clínica 31 - Tema: Saúde da Mulher
Climatério: como lidar com fogachos
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Palestrante: Renata Braga (Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC)
10:00 - 11:00 Minicurso 30
Urgência e emergência - 3ª turma
Ministrante: Ivan de Mattos Paiva Filho (SAMU / BA)
Ministrante: Danielle De Andrade Canavarro Tobio (SAMU 192 / BA)
Ministrante: Karine Andrade Rodrigues (SAMU SALVADOR / BA)
Ministrante: Manuela Miranda Lyra de Melo Costa (SAMU 192 SALVADOR / BA)
Ministrante: Suzely Costa Amparo de Almeida (SAMU / BA)
10:30 - 11:00 Tema de Atualização Clínica 32 - Tema: Saúde da Mulher
Exercícios para incontinência urinária feminina
Coordenadora: Monique Marie Marthe Bourget (SP)
Palestrante: Simone Kazue Hanai (UDESC / SC)
11:00 - 11:30 Encerramento e premiação Salão Cascaes
11:30 12:00 Assembléia SBMFC São Miguel


Resumo do 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Programação cultural
I Concurso de Contos Saúde da Família
Resumos de Histórias e estórias de quem se arrisca a contar

Acesse :
http://www.zanda.com.br/familia/contos/contosCBMFC_livro_publicacao.pdf
www.sbcm.org.br/jornais/88.pdf
http://www.sbcm.org.br/jornais/88.pdf

(Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Associação de Medicina de Família do Estado do Rio de Janeiro, 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade)

V Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde – Saúde da Família agora mais que nunca

A realização do 5º Seminário Internacional de Atenção Primária vem contemplar o intercâmbio de experiências e boas práticas do modelo de Atenção Primária à Saúde desenvolvido no Brasil e em outros países. O Seminário oportuniza o debate entre gestores públicos, acadêmicos e profissionais da saúde, brasileiros e estrangeiros, sobre temas e propostas de melhoria do Sistema de Saúde, e contribui com novas idéias e processos de trabalho.

Relevância
A Atenção à Saúde compreende um conjunto de ações que envolvem a promoção, a prevenção e a oferta de variados serviços de saúde, em diferentes níveis de complexidade. É o que está na Constituição Federal do Brasil e nas leis. A relevância da Atenção à Saúde foi reforçada pelo Programa Mais Saúde (PAC da Saúde), que traz as diretrizes do governo federal para a política nacional de saúde no quadriênio 2008 – 2011.

A Atenção Primária no Brasil se executa por meio de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde e Núcleos de Apoio. O SUS significa em termos numéricos o maior sistema de saúde público baseado na Atenção Primária, e os resultados da saúde da população já são evidentes.

Objetivo
Este Seminário objetiva discutir os desafios atuais, de financiamento e gestão dos serviços, de formação e educação de recursos humanos, resultados e evidencias de pesquisas em Atenção Primária e a importância da valorização pela sociedade e formação de opinião do que está sendo construído no Brasil e em outros países sobre o tema, além de contribuir na formação da percepção da sociedade sobre a valorização de um bem como é o sistema público de saúde brasileiro. A palestra de abertura será proferida pelo Dr. Juan Guervas, sobre o tema “Inteligência Sanitária”. Outros países participantes serão: Austrália, África do Sul, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Nova Zelândia, bem como serão apresentados relatos de boas experiências praticadas no Brasil, por gestores e profissionais da saúde.

Organização
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde – SAS/MS
Departamento de Atenção Primária – DAB/SAS/MS

›› Parceiros de Organização
Organização Pan-americana de Saúde - OPAS

›› Data do Evento
De 24 a 26 de março de 2010

›› Local
Rio Othon Palace RJ - Rio de Janeiro
Av. Atlântica , 3264 Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22070-000 - Tel: 55 21 2106 1500

›› Credenciamento
Estará aberto a partir das 14h do dia 24/03

›› Hospedagem
A Hospedagem pelo evento (para convidados) é de 24/03 a partir das 14h até 27/03 às 12h.

Cada convidado receberá em seu e-mail a informação sobre o local de hospedagem entre o dia 19 e 22/03.

Informaremos também pelo site.

Traslado (aeroporto/hotel/aeroporto)

Será oferecido somente para os convidados com hospedagem pelo evento.

O que o evento pretende
Oportunizar o conhecimento de boas experiências em Atenção Primária à Saúde, desenvolvidas no Brasil e em outros países. Apresentar, aos gestores públicos e a outros participantes convidados, os dados de pesquisas e de indicadores brasileiros e de outros países que demonstram a importância de resultados obtidos com a promoção da Atenção Primária à Saúde.

Público esperado
Estima-se 500 participantes no evento, tendo como público alvo: gestores públicos do Brasil e de países convidados, representantes, especialistas e técnicos de agências internacionais, docentes e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa em saúde.

Inscrições
Neste evento as inscrições serão feitas mediante confirmação de convite enviado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Os convidados que confirmarem participação receberão em seu e-mail um link para efetuar a inscrição em site a ser informado pela organização do evento. Cada entidade/instituição convidada terá direito a 01 (uma) vaga devido a limitação no número de participantes. Caso outras vagas sejam disponibilizadas, a informação será dada neste site. Não haverá inscrição para trabalhos científicos.

Prazo Inscrição municípios PROESF – encerrada 26/02

Após esta data as inscrições serão abertas a outros interessados.

Dúvidas:
- Municípios PROESF: 61 3306-8057 – Thaise
- Outros convidados e palestrantes: 61 3306-8095 – Claudi
(Fonte: Ministério da Saúde)


Brasil terá 880 novas UBS em 2010

Foram liberados pelo governo federal R$ 225,4 milhões para construção de 880 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 779 municípios brasileiros. As UBSs são os principais locais de atuação das equipes de Saúde da Família, que trabalham em ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades.

Todos os 26 estados e o Distrito Federal foram beneficiados e a meta é que até o final de 2010 as novas estruturas estejam funcionando.

"As Unidades Básicas de Saúde são um grande avanço para a qualificação da atenção básica e terão impacto direto na saúde dos brasileiros. Com elas, será possível reforçar e melhorar o atendimento da população por meio do Estratégia Saúde da Família. Além disso, vão contribuir diretamente para o trabalho de redução da mortalidade infantil e controle de doenças crônicas, que vêm sendo feito pela atuação das equipes do Saúde da Família. A presença desses profissionais é de extrema importância para que mais mães e crianças vivam com saúde", afirma o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O dinheiro deverá ser utilizado para a construção dessas unidades que contarão com consultórios médicos e odontológicos, banheiros e salas de espera. O custo das unidades é de R$ 200 mil – para locais onde serão acolhidas uma equipe de Saúde da Família – ou R$ 400 mil – no caso dos espaços com capacidade para receber três equipes. Os recursos para equipamentos dos postos são de responsabilidade dos municípios.

Os investimentos são orientados pelo Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde, que prevê a utilização de um valor total R$ 330 milhões para a construção de UBSs em 2009 e 2010.

O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, explica que a ação vai fortalecer a Estratégia Saúde da Família. "É a primeira vez que o Ministério financia a construção de Unidades Básicas de Saúde nessa modalidade, por transferência fundo a fundo – o que facilita a execução e agiliza a implantação das unidades. Vamos aumentar a qualidade dos centros de saúde e ampliar o alcance do Saúde da Família. Além disso, com a padronização, fortalecemos a identidade das unidades e qualificamos a atenção primária à saúde", afirma Beltrame.

Para garantir mais agilidade na construção das UBS, o Ministério adotou uma nova estratégia de repasse dos recursos. Com a publicação das portarias que habilitam o recebimento do dinheiro, a pasta encaminha 10% do valor estipulado. Depois que apresentarem comprovantes de contratação das empresas que realizarão a construção, receberão 65% do montante. Com a finalização da construção, serão depositados os 25% finais. Nos últimos dez anos, o repasse era feito por meio de convênio e a execução podia demorar até cinco anos para ser concluída.

O programa “Saúde da Família” é a principal estratégia do Ministério da Saúde para oferecer assistência básica à população. Equipes multidisciplinares – formadas por um médico, um enfermeiro e entre 5 a 12 agentes comunitários – atendem as famílias em ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além de promoção e manutenção da saúde dessas comunidades. Os casos mais graves são encaminhados a unidades de saúde com melhor infra-estrutura.

(Fonte : Revista Hospitais Brasil)

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Leituras Selecionadas | Template Blue by TNB