História Dinâmica

Não só de passado vive o homem, mas das ações presentes compartilhadas, com o olhar para frente, estimulando, participações sociais, integradas, teóricas e práticas, que incentivem a obtenção de mais resultados, tornando os indivíduos e as coletividades mais livres, porém com, mais dignidade, abertura de espaços e oportunidades para todos. É preciso que esta história seja, cada mais dinâmica, que especialmente vise, ainda mais, cuidar das prioridades, das boas ações, dos resultados, (os)as que são ligado(as), interligado(as), integrado(as),globalizado(as) e socializado(as), em redes, dentro de movimentos constantes de atuação.

Que todas as boas ações passem, a fazer parte dos estados permantes de evolução, mas com o foco nas melhorias contínuas, principalmente ao buscar, estimular e realizar ações, para resultados concretos, mediante metas de perspectivas crescentes, de desenvolvimento e inovação, para que o Brasil seja, cada vez mais, próspero e o mais justo possível, no futuro.

(Fonseca, M.C.da S.)

Farmacêutica-Bioquímica, Natural de Santos Dumont

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Lula entrega medalhas aos vencedores da Olimpíada de Matemática

Escrito por Folha Dirigida - Mário Boechat
Sex, 09 de Abril de 2010 11:20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou as medalhas de ouro prata e bronze aos 3 mil vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na última terça-feira, dia 6, na Escola Naval do Rio de Janeiro.

O evento contou também com a participação dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A representatividade foi uma marca da olimpíada em 2009. Os três mil medalhistas são de 884 municípios, enquanto a menção honrosa foi concedida a alunos de três mil cidades. Em 2009, participaram da organização e realização da Obmep 50 universidades públicas e três particulares, além do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com realização do Impa e da SBM. Os objetivos são incentivar o ensino de Matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o nível médio.

As inscrições estão abertas para a edição de 2010. Os interessados deverão se inscrever até o dia 18. Até o momento, 19,4 milhões de estudantes já estão inscritos, o que supera o índice de 2009, quando 19,2 milhões participaram do evento.

O presidente comemorou o fato de 19,4 milhões de alunos já estarem inscritos na etapa de 2010 da olimpíada, novo recorde, superando os números de 2009. Até o momento, os participantes vêm de 44.230 escolas de 5.511 municípios. Além disto, Lula cobrou de seu sucessor, durante o evento, "investimentos robustos" em educação. Ele lembrou que no seu governo foram criadas 105 extensões universitárias, 14 universidades públicas e 214 escolas técnicas.

"Quem vier depois de mim está moralmente obrigado a fazer mais do que eu. Não é possível que alguém com diploma universitário faça menos do que quem tem diploma de torneiro mecânico", disse Lula, que participou da premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no Rio de Janeiro.

Fonte: ABRELIVROS-Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares

SUCESSOR DE LULA ESTARÁ MORALMENTE OBRIGADO A FAZER MAIS PELA EDUCAÇÃO

Estudante Ricardo Oliveira da Silva
A prova viva de luta pela educação

Lula diz que sucessor estará “moralmente obrigado” a fazer mais pela educação

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (6), ao participar da cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que o seu sucessor estará “moralmente obrigado a fazer mais do que ele fez na área de educação do país.

Lula disse que ao terminar seu governo, terá construído 105 extensões universitárias espalhadas pelo interior do país, além de 14 novas universidades e 214 escolas técnicas a mais do que encontrou ao assumir o governo, há oito anos.

Em um século foram feitas 140 [escolas técnicas] e em oito anos nós vamos entregar 214. Quem vier depois de mim está moralmente obrigado a fazer mais do que eu. Não é possível que, ganhando as eleições deste país, alguém que tenha um diploma universitário vá fazer menos do que alguém que tem um diploma de torneiro mecânico.

Lula disse que o Brasil não quer mais ser apenas um país exportador de café, de soja e de minério. “Nós queremos continuar exportando, mas o que vai colocar valor em nossas exportações, é quando começarmos a extrair os produtos resultantes da inteligência de vocês”, disse para os 2 mil medalhistas de ouro, prata e bronze, vencedores da 5ª Olimpíada de Matemáticas presentes ao auditório da Escola Naval, no Rio de Janeiro.

Lula também homenageou o estudante Ricardo Oliveira da Silva. O rapaz é considerado um dos símbolos da Olimpíada de Matemática. Ricardo, que é cadeirante tinha que andar quilômetros em um carrinho de mão empurrado pelo pai para poder estudar.

Hoje vencedor da medalha de ouro pela quarta vez, Ricardo, contratado pelo governo do Ceará, faz palestras nas escolas públicas do estado. “O impossível não existe. E o autor da frase”, disse o presidente, “é o jovem Ricardo, um dos símbolos dessas olimpíadas. Ele tinha tudo para desistir e hoje e tetra medalhista das olimpíadas.”

(Fonte : Nelmar de Oliveira repórter da Agência Brasil)

Sugestão: Além das Olimpíadas da Matemática e do Português, e as de Química, Física e Biologia já existem, porém separadas. Criar, a partir de 2011, a “Olimpiada Nacional de Química, Física e Biologia Integradas”, com a finalidade de estimular os professores e os jovens a estudar estas ciências, integrando-as às evoluções da Ciência e Tecnologia, que o nosso país precisa e precisará desenvolver ainda mais, não só na área de ecologia, estimulando a defesa do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, mas em todas as áreas relacionadas ao progresso, destas Ciências supra-citadas, bem como, da Biotecnologia, Químicotecnologia e Fisicotecnologia interligadas, preparando-os para o futuro, estimulando e favorecendo assim, a criação de soluções inovadoras e inéditas, para tentar reverter o quadro de dependência, de importação em várias áreas, ligadas a estas demandas de criação de soluções.

O Brasil tem tudo, para ao invés de comprar, vender tecnologias no futuro, através do investimento em Gestão do Incentivo ao Aproveitamento, Reaproveitamento do Conhecimento teórico e/ou prático e das Idéias Criativas, advindas de estudantes, de profissionais e de pessoas com alguma teoria ou prática na comunidade, que devem ser reconhecidas, pelo grande valor do senso comum.

Marilda Cristina da Silva Fonseca-Farmacêutica-Bioquímica - em 10/04/2010


O BRASIL E O EMPREENDEDORISMO: 6° LUGAR NO MUNDO.



São Paulo – O Brasil ficou em sexto lugar no mundo em empreendedorismo em 2009, com 15,3% da população, o equivalente a 18,8 milhões de pessoas, fazendo parte da Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) – negócios com menos de 42 meses de existência. A taxa registrada ficou acima da média histórica do país que é de 13%. Em 2008, a TEA ficou em 12%.

Os dados constam da décima edição da pesquisa Global Entreperneuship Monitor – GEM, que mede o nível de empreendedorismo em diversos países, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

No ranking dos países, o primeiro colocado é a Colômbia, com 22%, seguido do Peru, que tem 21%. O terceiro país mais empreendedor é a China, que obteve o índice de 19% em 2009. A pesquisa foi divulgada hoje (6), na capital paulista.

De acordo com a pesquisa, as mulheres lideram o empreendedorismo, com uma participação de 53%. O percentual dos homens é de 46%. Quando se fala em empreendedorismo por oportunidade – quando se aproveita uma aptidão pessoal ou se identifica um nicho a ser explorado– as mulheres também lideram, com 53,4%.entre os homens, o percentual, nesse caso,, é de 46,6%.

De maneira geral, o empreendedorismo por oportunidade atingiu a proporção de 1,6 brasileiro para 1 que empreende por necessidade – quando não encontra vaga no mercado de trabalho e monta seu próprio negócio para sobreviver. Em 2009, esse número chegou a 9,4%, reflexo do alto crescimento dos empreendimentos nascentes, que passou de 2,93% em 2008 para 5,78% em 2009.

A pesquisa indicou, ainda, que a população empreendedora está concentrada entre os jovens de 18 a 34 anos, com 52,5%. Do total de empreendedores, 20,8% têm de 18 a 24 anos e 31,7%, entre 25 e 34 anos. Os adultos de 55 a 64 são a menor taxa, com 4,3%.

Segundo o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o aumento registrado em 2009 mostra que os brasileiros são realmente empreendedores. “Mesmo durante o período de crise econômica, encontraram no empreendedorismo uma forma de conseguir emprego e renda e uma possibilidade de continuar sobrevivendo e sustentando sua família”.

Okamoto enfatizou que os jovens também estão procurando no empreendedorismo sua chance de gerar emprego e renda. “O jovem não espera mais a oportunidade em grandes empresas ou no emprego público”, avaliou. Sobre o aumento das mulheres empreendedoras, ele destacou que significa que as mulheres estão se preparando e estudando mais para fazer empreendedorismo com mais conhecimento e possibilidades de êxito.

O presidente do Sebrae alertou para a importância de se dar atenção para a questão da inovação, já que a pesquisa indicou que apenas 5,4% dos empreendedores iniciais acreditam que seus produtos ou serviços são considerados novos por todos. Outros 11,1% acreditam que oferecem alguma novidade e 83,5% não pensam em disponibilizar algo novo a quem queira comprar. “Não basta abrir o negócio mesmo quando observamos que o mercado está crescendo. É importante para ter competitividade, criar produtos e serviços mais inovadores”.

Fonte : Flávia Albuquerque-Repórter da Agência Brasil

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