História Dinâmica

Não só de passado vive o homem, mas das ações presentes compartilhadas, com o olhar para frente, estimulando, participações sociais, integradas, teóricas e práticas, que incentivem a obtenção de mais resultados, tornando os indivíduos e as coletividades mais livres, porém com, mais dignidade, abertura de espaços e oportunidades para todos. É preciso que esta história seja, cada mais dinâmica, que especialmente vise, ainda mais, cuidar das prioridades, das boas ações, dos resultados, (os)as que são ligado(as), interligado(as), integrado(as),globalizado(as) e socializado(as), em redes, dentro de movimentos constantes de atuação.

Que todas as boas ações passem, a fazer parte dos estados permantes de evolução, mas com o foco nas melhorias contínuas, principalmente ao buscar, estimular e realizar ações, para resultados concretos, mediante metas de perspectivas crescentes, de desenvolvimento e inovação, para que o Brasil seja, cada vez mais, próspero e o mais justo possível, no futuro.

(Fonseca, M.C.da S.)

Farmacêutica-Bioquímica, Natural de Santos Dumont

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Notícias da CONAE 2010 (Brasília de 28 de março a 1ºabril)

Ministro da Educação - Fernando Haddad - Abertura da CONAE/2010

Entrevista Coletiva - Francisco das Chagas - Secretário Executivo Adjunto

Entrevista - Marcos Vinícius - Representante dos Educadores do Campo - Delegado/CONAE

Entrevista - Heródoto Barbeiro - Jornalista

Entrevista - Maria Clotilde Lemos - Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino

Depoimentos - Delegados da CONAE

Entrevista - Maria Ieda Nogueira - Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Entrevista - Erasto Fortes Medonça - Coordernador Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH)

Colóquio - Maria Isabel Noronha - Palestrante

Colóquio - Roseane Ramos - Representante do Movimento Negro

Entrevista - Ieda Leal - Representante do Sindicato dos Trabalhadores do Goiás (SINTEGO)

Entrevista - Ivany Pino - Presidente da Organização Não Governamental Centro de Estudos de Educação e Sociedade (Cedes)

Entrevista - Breno Figueiredo - Representante dos Estudantes Brasileiros - Delegado/CONAE

Entrevista - Lúcia Rincon - Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM)

Entrevista - Maria Margarida Machado - Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Entrevista - Dalila Andrade Oliveira - Presidente da Associação Nacional de Pós Graduação em Pesquisa em Educação

Colóquio - Célia Maria Vilela Tavares - Palestrante

Entrevista - Neivaldo Zovico - Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da Federação Nacional de Integração e Educação dos Surdos (FENEIS)

Colóquio - Adeum Sauer - Palestrante

Entrevista - Mozart Neves - Presidente do Movimento Todos pela Educação

Entrevista - Cláudio de Moura Castro - Professor

Entrevista - Diones Soares - Coordenador de Comunicação da Campanha Todos pelo Direito a Educação

Entrevista - Toni Reis - Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT)

Entrevista - Ninawá - Delegado Estudante do Povo Hinikiu/Acre

Entrevista - Luiz Dourado - Educador/Editor da Revista Retratos da Escola
Video Institucional

Cerimônia de Abertura

Educação Ambiental na CONAE - Escolas sustentáveis

Entrevista - Francisco das Chagas - Secretário Executivo Adjunto

Proposta - Plano Nacional de Educação

Reunião da Comissão Organizadora

Ministro da Educação - Fernando Haddad - Lançamento da CONAE/2009


Propostas dos estados



Principais decisões do CONAE 2010 (NACIONAL EM BRASÍLIA)

Encerramos na última quinta-feira (31/04/2010) em Brasília a etapa final da Conferência Nacional da Educação (CONAE) com a presença do presidente Lula, do ministro da educação Fernando Haddad e de cerca de 3 mil delegados eleitos em todos os Estados da federação.

. Você foi parte integrante desse processo. Mesmo que você não tenha sido um delegado nacional, sua opinião, suas idéias e suas esperanças estiveram conosco nos cinco dias da CONAE.
. Nem tudo aquilo que você defendia foi aprovado e algumas coisas que você não concorda farão parte do documento nacional. Porém, a maior parte daquilo que acreditamos será parte integrante do Plano Nacional da Educação (2011-2020).
. Quando esse documento for aprovado pelo Congresso Nacional, cada um de nós poderá dizer que participamos do processo de elaboração e que ajudamos a construir aquilo que acreditamos para a educação de nosso país.


Veja as principais decisões da CONAE:

- Criação do Sistema Nacional da Educação que vai articular as ações educacionais em todos os níveis e todas as áreas;
- Criação do Fórum Nacional da Educação que terá poderes mais amplos que o Conselho Nacional da Educação;
- Mudanças dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal que deverá ter seus membros eleitos de forma democrática e representar os segmentos da área da educação;
- Gestão democrática da educação deve ser estendida também para o setor privado;
- Melhoria dos programas de assistência ao estudante;
- Fortalecimento do ensino público e gratuito;
- Reserva de vagas nas universidades públicas para um mínimo de 50% de alunos egressos do ensino médio, sendo respeitada a proporcionalidade de negros(as) e indígenas de cada ente federado a que pertence a instituição;
- Ampliação do atendimento de creche, ensino fundamental em período integral e ensino médio profissionalizante;
- Ampliação da Educação de Jovens e Adultos e de programas de combate ao analfabetismo;
- Financiamento das matriculas públicas através do Custo Aluno/a Qualidade (CAQ);
- Ampliação da gratuidade dos cursos do sistema “s”;
- Construção de um Referencial Nacional para a Formação de Professores;
- Formas de melhoria salarial dos profissionais da educação com piso salarial de R$ 1.800,00;
- Sistema de dedicação exclusiva do professor num único cargo, sendo que até 2015, 1/3 da carga horária será destinada a horas-atividade;
- Licença automática e remunerada para cursas mestrado e doutorado;
- Formação inicial do professor de forma presencial e o EAD (Ensino á distância) somente de forma excepcional e rigidamente regulamentado;
- Diretrizes de carreira sem o sistema de premiação/punição;
- Ampliação gradativa dos recursos da educação até que seja aplicado 10% do PIB na educação pública;
- Ampliação dos recursos vinculados de 18% para 25% dos recursos da União e de 25% para 30% dos recursos dos Estados e Municípios;
- Criação da Lei de Responsabilidade Educacional;
- Criação do programa de Educação Fiscal para a cidadania;
- Destinar 50% dos recursos do Fundo Social e dos royalties do petróleo e do pré-sal para a educação;
- Fortalecimento das medidas de inclusão e de educação para a diversidade, com a introdução da educação para comunidades quilombolas, o combate à homofobia e outras formas de preconceito;
- Recursos públicos para a educação pública, sendo que à partir de 2018 os recursos do FUNDEB não poderão mais financiar instituições privadas.

Tão logo a Comissão de Sistematização divulgue o documento final, ele será disponibilizado pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br/conae.

Todas essas decisões ainda poderão ser modificadas pelos órgãos técnicos do Governo Federal e pelo Congresso Nacional.
(Fonte: Fórum Permanente de Educação Inclusiva)

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