Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia é lançada em Brasília
Intitulada Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável, a 4ª Conferência terá suas discussões norteadas pelas linhas de ação do Plano de Ação; inovação na sociedade e nas empresas; e pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas; ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
A título de preparação, serão realizados seminários temáticos em novembro e dezembro de 2009. Além desses encontros, conferências regionais também estão programadas até março de 2010. O objetivo é coletar em todas as regiões sugestões e críticas para compor a programação da 4ª CNCTI.
Realizada desde 1985, a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída para discutir com a sociedade as políticas para a área. No mesmo ano, foi criado o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em 2001, a 2ª CNCT foi marcada pela incorporação da inovação nas políticas públicas do setor. No terceiro evento, realizado em 2005, a palavra inovação, já incorporada ao nome da conferência, pautou as discussões em temas voltados à questões regionais como Amazônia e Semi-Árido, além de analisar o andamento dos novos mecanismos de apoio ao setor, como a Lei de Inovação e a Lei do Bem.
Fonte: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3321-conferencia-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-e-lancada-em-brasilia
Institucionalizar a inovação ainda é desafio para o País
A questão pontuou as discussões no painel “Institucionalidade: Visão Sistêmica e Integrada para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), hoje (26), em uma das sessões paralelas da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia ( 4ªCNCTI), em Brasília.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (SETEC/MCT), Ronaldo Mota, coordenador do debate, ressaltou, na abertura, a importância de se discutir a institucionalidade sobre vários pontos de vista, tendo como base fundamental um Plano de Ações Plurianuais, Instituições reguladoras, a consolidação de um sistema nacional, marcos regulatórios e a conexão entre Ciência Tecnologia e Inovação, entre outros.
Competência tecnológica é a chave do sucesso empresarial”, diz representante da Petrobrás
O gerente-executivo do Centro de Pesquisa da Petróleo Brasil (Petrobras), Carlos Tadeu Fraga, disse que a competência tecnológica é a chave do sucesso empresarial. De acordo com ele, um grande exemplo é a Petrobras, empresa mais inovadora no mundo nas áreas de óleo e gás. Para Fraga, é fundamental a integração entre empresas, governo e institutos de pesquisa.
O presidente da Siemens Brasil, Adilson Antonio Primo, também participou dos debates. Ele defende melhores políticas de comércio exterior para alcançar a internacionalização das empresas, proporcionando capacidade de competir mundialmente. ”Precisamos criar mecanismos para melhorar o contato entre empresas e governo”, disse.
Na visão do professor Carlos Américo Pacheco, da Universidade de Campinas (Unicamp), são necessários marcos regulatórios que estimulem a inovação. Para ele, ainda é precária a cultura de inovação no meio privado. “A capacidade de competir das empresas depende de sua capacidade de inovar”, disse Pacheco.O professor explicou que a inovação é um fenômeno econômico definido pela concorrência do mercado.
Há um consenso entre os representantes do setor empresarial da importância da inovação para o crescimento da economia no mundo. Eles anunciaram o compromisso de, em 4 anos, dobrarem o número de empresas que adotam políticas inovadoras.
A 4ª CNC TI termina amanhã (28) e reúne sociedade civil, comunidade científica, empresários e governos estaduais, municipais e federal. O objetivo é formular uma proposta para o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia para os próximos dez anos.
Acesse Cobertura do Evento da 4CNCI e acompanhe em Brasília
http://www.cgee.org.br/cncti4/
http://www.cgee.org.br/cncti4/index.php?option=com_hdflvplayer&view=player&layout=playerlayout&Itemid=115
0 comentários:
Postar um comentário