História Dinâmica

Não só de passado vive o homem, mas das ações presentes compartilhadas, com o olhar para frente, estimulando, participações sociais, integradas, teóricas e práticas, que incentivem a obtenção de mais resultados, tornando os indivíduos e as coletividades mais livres, porém com, mais dignidade, abertura de espaços e oportunidades para todos. É preciso que esta história seja, cada mais dinâmica, que especialmente vise, ainda mais, cuidar das prioridades, das boas ações, dos resultados, (os)as que são ligado(as), interligado(as), integrado(as),globalizado(as) e socializado(as), em redes, dentro de movimentos constantes de atuação.

Que todas as boas ações passem, a fazer parte dos estados permantes de evolução, mas com o foco nas melhorias contínuas, principalmente ao buscar, estimular e realizar ações, para resultados concretos, mediante metas de perspectivas crescentes, de desenvolvimento e inovação, para que o Brasil seja, cada vez mais, próspero e o mais justo possível, no futuro.

(Fonseca, M.C.da S.)

Farmacêutica-Bioquímica, Natural de Santos Dumont

Participe e colabore, você também, este blog é nosso! Envie idéias, comentários, críticas, sugestões, artigos, resenhas.

Para contatos: marildacsfonseca@hotmail ou http://twitter.com/MarildaFonseca ou

Para participar: leiturasselecionadas@gmail.com

Diretora-Geral da UNESCO participa do III Fórum da Aliança de Civilizações no Rio de Janeiro

© UNESCO/Michel Ravassard
Sra. Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO



Irina Bokova participa de evento internacional, coordena debate sobre diversidade Cultural e sessão plenária sobre Educação, e faz visitas a projetos sociais no Brasil, Rio de Janeiro.



A Diretora-Geral da UNESCO Irina Bokova estará no Rio de Janeiro de 27 a 29 de maio para participar do III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, que acontece nesse período no espaço Vivo Rio, ao lado do Museu de Arte Moderna-MAM. Ao mesmo tempo e aprofundando o tema da construção de relações pacíficas entre as diferentes culturas no mundo contemporâneo, a diretora-geral participará de seminário sobre Diversidade Cultural, organizado pela UNESCO; de visita ao Espaço Criança Esperança no Cantagalo; conhecerá as instalações do futuro Centro Regional para a Formação em Gestão do Patrimônio/IPHAN, e comandará uma sessão plenária no Fórum Mundial sobre Educação e Cidadania Intercultural.

O III Fórum da Aliança de Civilizações é uma iniciativa das Nações Unidas, que conta com a parceria do governo brasileiro, para reunir países empenhados em repensar as formas como lidamos com as tensões entre as culturas. O tema da reunião do Rio é “Unindo as culturas, construindo a paz”.

A Aliança de Civilizações se propõe a discutir iniciativas que promovam a confiança e a compreensão entre as comunidades heterogêneas, e pretende apresentar, em sua reunião no Rio, propostas que têm o potencial de serem replicadas nos diferentes países do mundo.

Antes do início do III Fórum da Aliança de Civilizações, Irina Bokova terá uma ampla agenda de compromissos no Rio de Janeiro, todos relacionados aos temas do III Fórum Mundial. No dia 27/05 (quinta-feira), às 10h30, a diretora-geral conhecerá o Espaço Criança Esperança no Cantagalo, um projeto da TV Globo em parceria com a UNESCO. O Espaço Criança Esperança é um centro de referência para as políticas públicas onde se pratica o respeito à diversidade cultural por meio da oferta de cursos e atividades de cultura e esporte às crianças e jovens daquela comunidade.

Como parte da programação pré-Fórum e ainda no dia 27/05, das 14h30 às 16h, no MAM, será realizada mesa redonda sobre o Relatório Mundial “Investir na Diversidade Cultural e no Diálogo Intercultural” e presidida pela Diretora-Geral da Organização. O relatório foi produzido pela UNESCO, que traz conceitos inovadores além de aprofundar o debate sobre a diversidade cultural no momento em que a Convenção da Diversidade Cultural da UNESCO está perto de completar cinco anos de existência.

Além de Irina Bokova, participam da mesa redonda especialistas internacionais e uma especialista brasileira, Manuela Carneiro da Cunha, professora de Antropologia e Ciências Sociais da Universidade de Chicago. Os participantes internacionais são André Azoulay (Marrocos), presidente da Fundação Mediterrânea Anna Lindh para o Diálogo entre as Culturas; Magda Abul Fadhil (Líbano), diretora do Programa de Capacitação em Jornalismo da Universidade Americana em Beirute; Homi K. Bhabha (Índia), diretor do Centro Humanista da Universidade de Harvard (em vídeo-mensagem), e Olabiyi Yai (Benin), embaixador e delegado permanente do Benin na UNESCO e ex-presidente do Conselho Executivo da Organização.

Ainda na quinta-feira (27/05), às 18h30, a Diretora-Geral da UNESCO e o Ministro da Cultura Juca Ferreira participam de cerimônia de apresentação das instalações do futuro Centro Regional para a Formação em Gestão do Patrimônio - um centro denominado pela UNESCO como de Categoria II – no Palácio Gustavo Capanema, importante símbolo cultural do país. O Centro atenderá não apenas o Brasil, mas também gestores dos demais países da América Latina e de países de língua Portuguesa.

Após o evento, a diretora-geral e o ministro conversarão com a imprensa.

O dia 28/05 a Diretora-Geral da UNESCO participará da cerimônia de abertura do III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no VivoRio/MAM; da sessão plenária que acontece em seguida com o secretário-geral da ONU Ban-Ki Moon e chefes de Estado; e de almoço oficial com os chefes de delegações, seguido por reuniões com o ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim e outros ministros de Estado.

No âmbito da programação oficial da Aliança de Civilizações, Irina Bokova coordenará a sessão plenária “Educação para uma Cidadania Intercultural”, previsto para acontecer às 11h de 29/05 (sábado). O objetivo é discutir as várias dimensões da cidadania cultural e seu impacto nas políticas de educação e sociais em todo o mundo.

Participarão do painel (algumas presenças ainda serão confirmadas): Sua Alteza Raja Nazrin Shah- Crown, Príncipe de Perak, Malásia; Cristóvam Buarque (Brasil), senador e ex-ministro da Educação; Adbulaziz Othman Altwaijri (Arábia Saudita), diretor-geral da ISESCO-Organização Islâmica Educacional, Científica e Cultural; Lynn Davis (Reino Unido), professor de Educação Internacional da Universidade de Birmingham, e Simon Willis (Austrália), vice-presidente do Grupo de Soluções de Negócios em Internet Cisco.

Ainda no dia 29/05, Irina Bokova participará de almoço-reunião com os integrantes da Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO, entidade presidida pelo publicitário Nizan Guanaes que reúne empresários brasileiros com preocupações sociais de diferentes setores que apóiam e difundem ações da UNESCO no Brasil. O almoço será oferecido pelo vice-presidente da entidade Oskar Metsavaht.


28 de maio de 2010
III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações

Evento que tem como tema 'Interligando Culturas, Construindo a Paz' será realizado de 27 a 29 de maio

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, na qualidade de presidente do Comitê do Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), participa nesta sexta-feira, 28 de maio, do III Forúm da Aliança de Civilizações das Nações Unidas.

O evento - que tem como tema Interligando as Culturas, Construindo a Paz e é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) - está sendo realizado de 27 a 29 de maio, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAMRio), no Parque do Flamengo.

O encontro contará com a presença de autoridades internacionais, líderes políticos e empresariais, representantes da sociedade civil, de comunidades religiosas, de centros de pesquisa e fundações, além de grupos de jovens e jornalistas para discutir ações conjuntas para melhorar as relações entre as culturas, combater preconceitos e construir uma paz duradoura.

Os participantes debaterão, dentre outros temas, sobre o desafio de promover a integração em sociedades multiculturais, as influências centrípetas e centrífugas da globalização no sentimento de pertencimento e de identidade, o impacto dos meios de comunicação sobre a percepção de outras culturas.

Durante os três dias do encontro, com diversas sessões temáticas de trabalho, debates e palestras, serão apresentados planos nacionais e estratégias regionais, vinculando projetos inovadores entre as regiões, com o objetivo de propor novas políticas públicas para envolver todas as comunidades.

Aliança de Civilizações

No âmbito das Nações Unidas, a Aliança de Civilizações é uma iniciativa que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos e percepções equivocadas que, muitas vezes, levam a conflitos entre Estados e comunidades heterogêneas.

Contribui para o estreitamento das relações entre sociedades e comunidades de origens cultural e religiosa diversas, assim como enquadra a luta contra o extremismo na perspectiva da prevenção. A atuação se dá em quatro áreas prioritárias: educação, juventude, meios de comunicação e migrações.

Outras informações: www.aliancadecivilizacoes.mre.gov.br/pt-br e www.unaoc.org/rioforum.


Acesse os diversos vídeos sobre a III Forum da Aliança das Civilizações:

Lula no III Fórum da Aliança das Civilizações

III Forum da Aliança das Civilizações

Blog do Planalto

Uma aliança de civilizações entre Brasil e Turquia

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Leituras Selecionadas | Template Blue by TNB