História Dinâmica

Não só de passado vive o homem, mas das ações presentes compartilhadas, com o olhar para frente, estimulando, participações sociais, integradas, teóricas e práticas, que incentivem a obtenção de mais resultados, tornando os indivíduos e as coletividades mais livres, porém com, mais dignidade, abertura de espaços e oportunidades para todos. É preciso que esta história seja, cada mais dinâmica, que especialmente vise, ainda mais, cuidar das prioridades, das boas ações, dos resultados, (os)as que são ligado(as), interligado(as), integrado(as),globalizado(as) e socializado(as), em redes, dentro de movimentos constantes de atuação.

Que todas as boas ações passem, a fazer parte dos estados permantes de evolução, mas com o foco nas melhorias contínuas, principalmente ao buscar, estimular e realizar ações, para resultados concretos, mediante metas de perspectivas crescentes, de desenvolvimento e inovação, para que o Brasil seja, cada vez mais, próspero e o mais justo possível, no futuro.

(Fonseca, M.C.da S.)

Farmacêutica-Bioquímica, Natural de Santos Dumont

Participe e colabore, você também, este blog é nosso! Envie idéias, comentários, críticas, sugestões, artigos, resenhas.

Para contatos: marildacsfonseca@hotmail ou http://twitter.com/MarildaFonseca ou

Para participar: leiturasselecionadas@gmail.com

Políticas de Desenvolvimento Rural, emprego Rural e Promoção da Agricultura Familiar

Diálogos para promover o trabalho decente na agricultura: Aprendizagem de uma experiência no Brasil

A utilização de novas tecnologias contribuiu no aumento da produção agrícola, embora teve como conseqüência a perda de emprego para um número importante de empregados rurais, situação que fez necessário o estudo de novas alternativas que previnam esta situação e permitam o reemprego dos trabalhadores que perderam seus empregos por causa da mecanização da colheita.

E é exatamente isto que foi discutido no dia 28 de agosto no auditório da FAO em Santiago do Chile, onde foi realizada uma reunião, organizada pela CEPAL, FAO e OIT, com o objetivo de reflexionar e intercambiar experiências na agricultura moderna da Região, analisado principalmente o caso do Brasil, que em julho realizou uma Mesa de Diálogo com o fim de propor soluções para tornar mais humano e seguro o cultivo manual da cana de açúcar.

O responsável por expor sobre a situação brasileira foi Luis Soares Dulci, Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, enquanto que Iván Nazif, Diretor Nacional da ODEPA do Ministério de Agricultura do Chile e José Castro, Assessor do Subsecretario do Trabalho na Mesa de Trabalho Agrícola, falaram sobre a experiência chilena neste tema.

A reunião contou também com a participação de organizações como a Confederação de Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), a Federação de Produtores de Fruta do Chile (DEFEFRUTA) e a Associação Nacional de Mulheres Rurais e indígenas (ANAMURI), quem por intermédio de seus representantes mostraram sua visão.

Programa

9:00-9:30 - Inauguração
Sr. José Graziano Da Silva, Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe Sr. Guillermo Miranda, Diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Chile

9:30-10:15 - Exposição Central
Sr. Luiz Soares Dulci, Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil “O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana de Açúcar”

10:15-11:00 - Experiência do Governo do Chile
Sr. Iván Nazif, Diretor Nacional de ODEPA, do Ministério de Agricultura Sr. José Castro, Assessor do Subsecretario do Trabalho na Mesa de Trabalho Agrícola

11:00-11:30 - Café

11:30-13:30 - Exposições
Sr. Antônio Lucas, Diretor da Confederação de Trabalhadores na Agricultura CONTAG Sr. Juan Carlos Sepúlveda, Gerente Geral, Federação de Produtores de Fruta do Chile, FEDEFRUTA Sra. Alicia Muñoz, Presidenta da Associação Nacional de Mulheres Rurais e Indígenas, ANAMURI e Orlando Contreras, Vice-presidente Confederação o Triunfo Campesino do Chile

13:30 - Encerramento
Sr. Luiz Soares Dulci, Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil Sr. José Graziano Da Silva, Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe.

(FAO- Nos Paises- Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação pesquisa em 19/01/2010)

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Leituras Selecionadas | Template Blue by TNB