História Dinâmica

Não só de passado vive o homem, mas das ações presentes compartilhadas, com o olhar para frente, estimulando, participações sociais, integradas, teóricas e práticas, que incentivem a obtenção de mais resultados, tornando os indivíduos e as coletividades mais livres, porém com, mais dignidade, abertura de espaços e oportunidades para todos. É preciso que esta história seja, cada mais dinâmica, que especialmente vise, ainda mais, cuidar das prioridades, das boas ações, dos resultados, (os)as que são ligado(as), interligado(as), integrado(as),globalizado(as) e socializado(as), em redes, dentro de movimentos constantes de atuação.

Que todas as boas ações passem, a fazer parte dos estados permantes de evolução, mas com o foco nas melhorias contínuas, principalmente ao buscar, estimular e realizar ações, para resultados concretos, mediante metas de perspectivas crescentes, de desenvolvimento e inovação, para que o Brasil seja, cada vez mais, próspero e o mais justo possível, no futuro.

(Fonseca, M.C.da S.)

Farmacêutica-Bioquímica, Natural de Santos Dumont

Participe e colabore, você também, este blog é nosso! Envie idéias, comentários, críticas, sugestões, artigos, resenhas.

Para contatos: marildacsfonseca@hotmail ou http://twitter.com/MarildaFonseca ou

Para participar: leiturasselecionadas@gmail.com

Refinaria Premium I produzirá diesel de alta qualidade

A Petrobras e o Estado do Maranhão assinaram o Termo de Compromisso que tem por objeto a construção da Refinaria Premium I. Construída no Município de Bacabeira, a refinaria contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados. Está projetada ainda para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade e também para produzir os seguintes derivados combustíveis: QAV, nafta petroquímica, GLP, bunker e coque.

Durante a fase de construção, que se inicia ainda em 2009, estima-se que serão gerados mais de 100 mil empregos, diretos, indiretos e por efeito renda. Com capacidade de processamento de 600 mil barris por dia, a Refinaria Premium I entrará em operação em duas fases, sendo a primeira, para 300 mil barris por dia, prevista para o segundo semestre de 2013. A segunda fase está prevista para 2015.

Após apresentar os principais números da refinaria e detalhar a complexidade daquela que vai ser uma das maiores do país e do mundo, voltada para a produção de diesel e outros produtos de alta qualidade, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, ressaltou a importância da união e da parceria dos governos municipais e estadual das regiões impactadas pelo empreendimento. "Será uma obra estruturante e importante para elevar o Maranhão a um novo status de estado economicamente forte e ativo no cenário nacional e mundial"; ressaltou Gabrielli.

A Petrobras espera, com este investimento, aumentar ainda mais os resultados de seus negócios, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico do País.

Principais números da Refinaria Premium
Local: Bacabeira (MA)
Capacidade: 600 mil barris por dia
Operação: Set/2013 e Set/2015 (duas fases)
Mercado: GLP, Nafta, Bunker, Coque, QAV e Diesel
Geração de empregos: Mais de 100 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

Fonte: Petrobrás

Petrobras inicia no Maranhão obras da primeira refinaria Premium

Unidade produzirá o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional

A Petrobras lança nesta sexta, dia 15, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental e início das obras da Refinaria Premium I, que a estatal vai construir no Maranhão. A unidade será implantada no Município de Bacabeira, a 60 quilômetros (km) do futuro terminal de São Luís e será uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste.

Segundo a Petrobras informou em nota, no Rio, o projeto pretende aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados de combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.

A solenidade contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e José Sergio Gabrielli, da Petrobras, além dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e Dilma Rousseff, Chefe da Casa Civil, além do governador do Maranhão.

A primeira unidade premium a ser construída no país terá capacidade para processar 600 mil barris por dia e vai refinar o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. A expectativa é de que a nova refinaria entre em operação em duas fases - a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário para receber petróleo e escoar derivados.

Estimativas iniciais indicam que o empreendimento irá gerar, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, a empresa estima que cerca de 26 mil pessoas estejam diretamente envolvidas nos trabalhos. Já para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1,5 mil trabalhadores.

A intenção da estatal brasileira do petróleo é de, por intermédio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp), promover a qualificação da mão de obra necessária à implementação da refinaria. Até 2013, devem ser 22, 7 mil pessoas capacitadas, de acordo com a estatal.
AGÊNCIA BRASIL (Fonte : Canal Rural)

Presidente Lula lança pedra fundamental da Refinaria Premium
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Published by Maranheses de Brasília

“Um projeto grandioso que possibilitará geração de emprego e renda para toda a região”. Foi desta forma que o presidente Lula descreveu a implantação da refinaria Premium da Petrobras no Município de Bacabeira. O lançamento da pedra fundamental, que aconteceu na manhã desta sexta-feira contou com a presença do presidente Lula, da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do ministro das Minas e Energia, Édson Lobão, do presidente da Pretrobrás, Sérgio Gabrielli, do presidente do Senado, José Sarney, da governadora Roseana Sarney, do secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de prefeitos da região, secretários de Estado, deputados federais e estaduais.

Lula também destacou durante o seu discurso que o governo do Estado precisa ficar atento para que as oportunidades de emprego, que serão geradas com a instalação da refinaria, sejam prioritariamente aproveitadas pelos moradores da cidade e de municípios vizinhos.

"Começamos aqui uma nova etapa da história do Maranhão. Com um empreendimento como esse, vamos gerar milhares de empregos, investimentos, mais oportunidade de desenvolvimento, mais gente qualificada, melhores salários, mais renda, mais qualidade de vida", explicou o presidente.

Com investimento de R$ 40 bilhões, a Refinaria, que será a maior da América Latina, vai gerar cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos e refinar 600.000 barris/dia, o equivalente a 1/3 da produção nacional de petróleo.

Presente ao evento o deputado federal Washington Luiz, destacou que este empreendimento aquecerá a economia do Estado, pois atrelado a este projeto outros empreendimento virão para o Estado. “Temos que investir na capacitação da mão de obra para que este investimento realmente transforme a vida das pessoas. Este empreendimento é fruto da união de todos pelo bem maior do Estado”, disse Washington Luiz.

Sonho - O presidente do Senado, José Sarney, falou que um sonho estava sendo realizado naquele momento e comemorou a implantação do empreendimento. "A Refinaria Premium é um prêmio para o Maranhão. Antes os olhos estavam voltados apenas para o sul do país, mas agora, os olhos estão voltados para nós", ressaltou José Sarney.

A governadora Roseana Sarney enfatizou as melhorias que vêm sendo feitas e anunciou oportunidades com a vinda da refinaria. “Com muita determinação e trabalho, estamos sendo vistos país a fora como um dos estados propícios para realização de investimentos. Assim, preparamos o Estado, com a recuperação da infraestrutura nas vias, qualificação profissional, reformas e construção de escolas, hospitais, postos de segurança para garantir ao povo maranhense esta oportunidade”, afirmou.

O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, também destacou as melhorias na condição de vida das pessoas a partir da implantação da refinaria. "A expectativa é mudar as vidas das pessoas e a região. Esse empreendimento tem impacto em várias esferas, como no transporte, hospitais, escolas, comércio, entre outras. Serão 26 mil pessoas trabalhando diretamente na refinaria”, disse. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ser a refinaria uma revolução na economia maranhense e brasileira. Lobão também falou que este projeto era um sonho há muito acalentado.

A ministra Dilma Rousseff declarou ter sido determinação a palavra – chave para que a refinaria Premium fosse instalada no Maranhão, num trabalho de empenho dos políticos do Estado. “Hoje podemos nos emocionar, pois o Brasil está mudando, está mudando em favor do Nordeste, e hoje mudará em favor do Maranhão, de Bacabeira, que abrigará a maior Refinaria do Mundo, graças ao empenho de todos aqui presentes”, explicou Dilma Rousseff encerrando o seu discurso com um gracejo ao falar que o presidente Lula realmente “É o Cara”, sendo aplaudida com entusiasmo por todos os presentes.

Entrevista Coletiva

Durante entrevista coletiva, realizada na manhã de ontem (14), com o gerente da Refinaria Premium, Adalberto Santiago Barbalho, e o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, foi informado que o presidente sai de São Luís, de carro, às 9h para Bacabeira, distante 60 quilômetros da capital. A estimativa é que a cerimônia dure cerca de uma hora e meia.

“Nesta sexta-feira começam as obras de instalação da refinaria, que deverá entrar em operação no Maranhão no primeiro semestre de 2013”, disse Adalberto Barbalho. Ele informou que o projeto visa aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados de combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação, nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo, bunker (combustíveis para navios) e coque.

Maurício Macedo detalhou as medidas que estão sendo colocadas em prática pelo Governo do Maranhão, como a criação do Comitê Gestor para a Implantação da Refinaria Premium I; a avaliação das propriedades e posses a indenizar; e o início das negociações para fins de pagamento das indenizações dos posseiros.

Foram feitas diversas reuniões com os posseiros da área da refinaria para a confirmação do cadastro físico-jurídico, assim como apresentadas as alternativas para a realocação e forma de indenização das benfeitorias. As reuniões aconteceram sempre com a presença da Defensoria Pública (Interveniente). O Termo de Compromisso de Conduta (para a realocação da comunidade) foi assinado no dia 21 de dezembro entre a secretaria, a procuradoria, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual.

“O projeto já está licenciado. No dia 9 de dezembro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente concedeu a Licença Prévia (LP) para o empreendimento e, no último dia 12 foi emitida a Licença de Instalação, o que garantiu a vinda do presidente ao Maranhão para o lançamento da pedra fundamental do empreendimento”, observou Macedo.
(Fonte : Jornal do Pequeno-São Luiz-MA)

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Leituras Selecionadas | Template Blue by TNB